Ocorre na Bacia de São Paulo, onde está localizada a Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, ocupando uma área de 1000km². É constituído por um pacote de rochas sedimentares com litologia variada, caracterizada por predominância de camadas argilosas, intercaladas por lentes de areia distribuídas irregularmente na porção central da Bacia do Hidrográfica do Alto Tietê, o que lhe confere vazões explotáveis que variam de 10m a 40m³/h.

É um aqüífero livre a semiconfinado, de porosidade primária e espessura média de 100m, mas atingindo, em algumas áreas, até 250m. Embora recobrindo apenas 25% da área da Bacia do Alto Tietê, é o mais intensamente explorado.

Qualidade do Aqüífero São Paulo

Estudos mostram que as águas do Aqüífero São Paulo são predominantemente bicarbonatadas cálcicas, têm baixa salinidade e baixa concentração de sulfato. As principais restrições referem-se à presença de fluoreto, ferro e manganês (DAEE et al., 2005). Devido ao adensamento populacional e ao desenvolvimento industrial da Região Metropolitana, ocorrem também contaminações regionais por nitrato e substâncias orgânicas antrópicas, como solventes organoclorados e hidrocabonetos aromáticos.

Resultados do monitoramento CETESB: