Técnicos das Agências Ambientais de Bauru e de Lins da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB participaram, em 25.02, das ações emergenciais em torno de um acidente envolvendo um caminhão-baú, transportando produtos químicos, na Rodovia SP-300 – Mal. Rondon -, altura do km 427+200 – pista oeste -, no município de Cafelândia.

O veículo, da Risso Transportes Ltda., de Barra Bonita, carregava diferentes produtos, como pneus, ferramentas e tambores metálicos contendo produtos químicos, entre outros, quando, por volta das 5h10 da manhã, seu motorista perdeu o controle do caminhão, que tombou na pista. Uma carreta que vinha logo em seguida, transportando arroz, acabou colidindo com o caminhão-baú, o que provocou uma avaria no tanque da carreta e o vazamento de uma pequena quantidade de óleo diesel na pista e no acostamento.

Em função do tombamento e da colisão, nove tambores metálicos que eram transportados pelo caminhão-baú sofreram variados danos, provocando o vazamento de um produto líquido de nome comercial “Osmose K33 C60”, utilizado para tratamento de madeira e que contém em sua composição substâncias químicas, como ácido crômico, óxido cúprico e pentóxido de arsênio, além de substâncias inertes – não reagentes -. Estima-se que pelo menos 250 litros do produto vazaram e atingiram as valetas ao lado da pista, por uma extensão de cerca de 800 metros, e também uma área de gramado.

A ação emergencial, porém, foi rápida, e o produto vazado foi contido em diques improvisados, com pó de serragem e terra. À medida que ia se acumulando em determinados pontos e entrando em contato com o ambiente, segundo os técnicos, o líquido ia se solidificando e assumindo uma aparência de lodo de esgoto, o que de certa forma facilitava a operação de emergência.

Apesar de não apresentar maiores riscos, por precaução, uma das faixas da pista oeste foi interditada. Ainda no final da manhã, o caminhão-baú foi destombado e sua carga foi transferida para outro veículo, providenciado pela transportadora. A carreta também foi liberada, seguindo para um local próximo, para finalizar o reparo do tanque avariado. No início da tarde, um caminhão da SOS Cotec, empresa especializada no atendimento de acidentes com produtos químicos, contratada pela Risso, iniciou a limpeza da área e a remoção dos produtos vazados contidos, para sua destinação final adequada. Conforme os técnicos da CETESB, não foram observados maiores danos ao meio ambiente.

Na operação emergencial, além da CETESB participaram equipes da concessionária Via Rondon, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e SOS Cotec.

Texto: Mário Senaga