O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, recebeu, em 25.03, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Curt Trennepohl, na sede da Secretaria. Participaram da reunião o secretário adjunto da pasta, Rubens Rizek, o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Otávio Okano, e a superintendente do Instituto, em São Paulo, Analice Pereira.

O encontro teve como objetivo aproximar as gestões e discutir futuras parcerias. “Nós conhecemos a importância da Secretaria, que completou 25 anos, para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Queremos desenvolver trabalhos e projetos conjuntos e fortalecer nossas parcerias. Precisamos reunir esforços por essa causa apaixonante (fazendo menção ao discurso do secretário Bruno Covas na solenidade de comemoração de 25 anos)”, afirmou o presidente do IBAMA.

Bruno Covas ressaltou a importância dos avanços ocorridos entre os sistemas ambientais paulista e federal. “Sem essa parceira quem sai prejudicado não é o governo estadual ou federal, mas a população e o meio ambiente. Progredimos em algumas agendas, como a da fauna, agora queremos ir mais longe”, declarou.

Entre os assuntos discutidos no encontro, está o termo de cooperação técnica entre a SMA e o IBAMA para que a gestão estadual assuma o licenciamento e fiscalização do manejo da fauna silvestre em São Paulo. A função deve ser assumida pelo governo paulista nos próximos meses. A Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, da SMA, será a responsável.

O licenciamento e fiscalização da implantação e funcionamento de empreendimentos como zoológicos, criadouros, centros de triagem e reabilitação da fauna são atividades da nova atribuição.

Texto – Lucas Campagna