A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, por meio do Setor de Operações de Emergência – TDOE e da Agência Ambiental do ABC I, participou do 1o Simulado de Acidente de Tráfego com Carga de Produto Perigoso – Atendimento a Múltiplas Vítimas do Município de Mauá, na região do ABC, em SP. A atividade se deu na manhã do domingo, 10.04, no pátio da Prefeitura e procurou estabelecer maior integração das equipes participantes, resultando em um melhor desempenho durante as ocorrências reais.

A atividade foi uma iniciativa da Prefeitura de Mauá e contou com a participação de mais de 200 membros da Prefeitura, CETESB, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo), Plano de Apoio Mútuo (PAM) do Pólo Petroquímico de Capuava, Polícia Militar, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Fundação do ABC, Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e empresas Suatrans e Pamcary.

Durante uma hora, as equipes trabalharam em um acidente simulado envolvendo o vazamento de um produto químico de alto grau de periculosidade, 20 vitimas e 3 veículos (uma carreta, um microônibus e um automóvel). A atividade chamou a atenção da população, que somou em torno de 200 pessoas em volta do pátio.

Mauá é um importante pólo industrial e petroquímico, além de frequente rota de circulação de cargas. Daí a importância do preparo das equipes, que são responsáveis não só pelo atendimento dos acidentes, mas também pela prevenção dos mesmos.

Edson Haddad, químico do TDOE da CETESB, esteve presente na operação e apontou resultados positivos: “Foi um ótimo exercício. Permitiu a integração das instituições participantes e identificar possibilidades de melhora no serviço”.

Texto:
Ana Paula Machado