O Acordo de Cooperação Técnica firmado em dezembro de 2013 entre a CETESB e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, abre oportunidades de capacitação para os funcionários da Companhia. Estão sendo oferecidos dois cursos de pós graduação de interesse para a empresa, que contam com a coordenação de Rodrigo César de Araújo Cunha, gerente do Setor de Gestão de Recursos para Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas e diversos outros professores da CETESB.

Trata-se dos cursos de especialização lato sensu “Gerenciamento de Áreas Contaminadas” e “Remediação de Áreas Contaminadas”; o primeiro tem sido oferecido desde 2005, estando em andamento a 13ª turma, e o treinamento sobre remediação de áreas contaminadas terá sua primeira turma em 2014.

A Lei 13.577/2009 e o Decreto 59.263/2013, que aprovou o regulamento dessa lei, estabeleceram exigências para a remediação de um grande número de áreas contaminadas – atualmente 4.572 no Estado -, o que exigirá a qualificação dos profissionais responsáveis pela implementação das medidas de intervenção requeridas.

A CETESB receberá oito bolsas de estudos para seus funcionários nos dois anos de vigência do acordo de cooperação, sendo quatro em cada um dos cursos mencionados, além de descontos de 20% em cursos livres, de extensão universitária, pós-graduação e eventos realizados pelo Senac no Estado de São Paulo.