Você está visualizando atualmente Laboratório da Cetesb amplia a oferta de ensaios acreditados

DSC06267

A divisão de Laboratório de Campinas, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) obteve acreditação da Coordenadoria Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre/Inmetro) para análise de ensaios de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs). Essa acreditação foi possível graças ao empenho da equipe e proficiência dos técnicos na utilização do equipamento de cromatografia gasosa acoplado a espectrômetro de massa, com injeção de amostras realizadas por sistema denominado Headspace. Dessa forma, pode-se quantificar 53 COVs diferentes, mesmo em concentrações muito baixas. O equipamento foi adquirido em 2014, por meio de projeto FEHIDRO.

Os COVs são provenientes de inúmeras fontes comuns na região, muitas de processos rotineiros industriais, destacando-se os utilizados nas indústrias química e petroquímica, passando também pela indústria automotiva e de peças até a produção de agentes agrotóxicos e pesticidas. Emissões veiculares e de combustíveis fósseis comuns também são potenciais fontes de COVs.

Por serem voláteis à temperatura ambiente, os COVs possuem alto grau de dispersão atmosférica, podendo contaminar os mais variados ecossistemas mesmo a distâncias consideráveis da fonte emissora. Além disso, a alta inflamabilidade e toxicidade da maioria desses compostos os tornam extremamente perigosos em caso de acidentes.

“A acreditação desses ensaios propiciará maior confiabilidade nos resultados analíticos que subsidiam tomadas de decisão no monitoramento da qualidade das águas subterrâneas e superficiais e nas diversas áreas da Cetesb para os projetos de licenciamento e fiscalização das fontes de poluição”, segundo o gerente de laboratório, José Francisco Lussari.

O processo de auditoria para a acreditação dos ensaios ocorreu em abril de 2015, quando foi realizada a avaliação de todas as técnicas de análises e da documentação pertinente, seguindo os procedimentos estabelecidos pela Cgcre e com base na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. As auditorias para manutenção de acreditações são realizadas a cada dois anos.

Com essa extensão de acreditação, o laboratório passa a contar agora, com um escopo de 119 ensaios acreditados, somados aos 66 já existentes. Esses 66 ensaios (metais, fitoplâncton, microbiológicos, e outros) também foram avaliados neste ano, e foram todos revalidados, segundo o gerente.

Texto: Rose F.