20160518_091150 (2)

Cetesb e Ibama, órgão federal do meio ambiente, coordenaram conjuntamente a realização do 3º Treinamento do Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião (PA POSS), nos últimos dias 18 e 19, no Auditório da Cia. Docas de São Sebastião. O evento, dirigido a representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e das Defesas Civis das Prefeituras dos quatro municípios do Litoral Norte, dos operadores portuários, das agências marítimas, de clubes náuticos, da Fundação Florestal, da Polícia Ambiental e de ONGs que trabalham com fauna marinha, contou com a participação de cerca de 60 pessoas.

O  PA POSS integra os Planos de Emergência Individual (PEIs) da Companhia Docas de São Sebastião, do Terminal Aquaviário de São Sebastião da Transpetro (TA SSE) e da Dersa/Sistema de travessia de balsas São Sebastião/Ilhabela, objetivando o atendimento de casos de incidentes de poluição por óleo no mar que extrapolem as capacidades dos planos individuais, como também das ocorrências de manchas oleosas de origem desconhecida no Canal de São Sebastião.

O PA POSS, elaborado pelas três instalações, sob coordenação conjunta da Cetesb/ Agência Ambiental de São Sebastião e Setor de Atendimento a Emergências, e Ibama, com participação da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, foi aprovado oficialmente em 17 de abril de 2014.

Ao Comitê do PA POSS, juntaram-se recentemente o Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Busca e Salvamento Marítimo (GBMar). e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela. Este Comitê, além de reuniões bimensais onde são discutidas melhorias no Plano, tem organizado manuais, simulados, visitas técnicas, treinamentos e cursos, estes oferecidos tanto para representantes das entidades participantes, como para demais envolvidos na questão.

Este 3º Treinamento teórico, de 16 horas, teve como objetivos:    informar às partes interessadas sobre o conteúdo do PA POSS, abrangendo os cenários acidentais previstos, as possíveis consequências socioambientais, bem como as medidas de prevenção, preparação e resposta que vem sendo adotadas pelos integrantes do Comitê; conhecer os procedimentos previstos no PA para incidentes de poluição por óleo no mar; e possibilitar o entrosamento das instituições presentes.

Participaram efetivamente do treinamento representantes das Defesas Civis de Caraguatatuba e Ilhabela, da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, operadores portuários, técnicos do Instituto Argonauta e do Projeto Tamar, além de representantes das Marinas Igararecê e Yatch Club de Ilhabela.

Fotografia: Setor de Atendimento a Emergências