Você está visualizando atualmente Cetesb participa de fórum sobre sustentabilidade em Santos e recebe homenagem por atendimento emergencial no Guarujá

A Cetesb esteve representada no fórum sobre sustentabilidade promovido pelo grupo de comunicação de A Tribuna, em Santos. O gerente da Agência Ambiental de Santos, o engenheiro Enedir Rodrigues, proferiu uma palestra, em 30/05, sobre a situação dos resíduos sólidos nos municípios da Baixada Santista, no painel “Lixo não é lixo”, na série “A região em pauta”.

Em sua apresentação, Enedir falou da necessidade de melhorar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares da Região Metropolitana da Baixada Santista. Dos nove municípios da região, sete encaminham seus resíduos para um aterro particular, que está em processo de adequação e encerramento, com vida útil estimada em 17 meses.

Sobre isso, ele comentou que há um EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental) protocolado na CETESB, com objetivo de ampliar a vida útil do aterro, em 44 meses. Porém, segundo o gerente, o processo de análise do documento está parado, aguardando documentos a serem providenciados pelo empreendedor, para embasar a possível aprovação.

Quanto aos outros dois municípios restantes, os resíduos são encaminhados para outros aterros; um, para o aterro particular do município de Mauá, e outro, para aterro próprio.

Foi alertada, na explanação, a importância de os municípios, juntamente com os poderes públicos, discutirem o futuro, ou seja, quais as ações que deverão ser tomadas para a destinação dos resíduos da região.

Homenagem por atendimento emergencial na Localfrio

O gerente da Agência Ambiental de Santos também participou, juntamente com Maria Emília Botelho, que representou a Presidência da Cetesb, na noite da última terça-feira (31/05), do evento promovido pela Prefeitura do Guarujá, de homenagem aos que atuaram nos atendimentos emergenciais da Localfrio S.A. Armazéns Gerais Frigoríficos, localizada no Guarujá, onde houve, em janeiro, uma grave ocorrência com incêndio em contêineres que continham produtos químicos. Enedir Rodrigues recebeu a homenagem em nome dos funcionários da agência ambiental e do Setor de Atendimento a Emergências da Companhia.

Texto: Mário Senaga
Fotografia: Thiago Campi (IPSR/Cetesb)