Você está visualizando atualmente Técnicos do Setor de Atendimento a Emergências fazem vistoria preventiva  no estádio Itaquerão

3b65c600-4ee5-4b2e-ba3b-30c74264b216

Técnicos do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, junto com especialistas do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e da Marinha, procederam hoje (02/08) a uma varredura de substâncias tóxicas no estádio Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, zona leste da capital. A ação faz parte das atividades do Centro de Coordenação de Defesa de Área de São Paulo (CCDA/SP), objetivando garantir a segurança dos Jogos Olímpicos 2016. No caso, envolvendo os jogos de futebol, masculino e feminino, na Arena Corinthians, que se iniciam amanhã, 03/08, e se estendem até o dia 19/08. Na rodada, dupla, de amanhã, haverá o confronto feminino entre as seleções do Canadá e Austrália, às 15h, e do Zimbábue e Alemanha, às 18h.

Os técnicos da Cetesb estarão presentes amanhã (03/08), tanto no estádio quanto no núcleo do Centro de Coordenação, instalado no Quartel General do Ibirapuera. A função da presença das agências no CCDA é no sentido de se agilizar eventuais consultas técnicas e até mesmo, se necessário, mobilizar equipes de plantão. Especialmente a Cetesb contribuirá com sua expertise em emergências envolvendo produtos químicos.

Hoje (02/08), no estádio, mais conhecido como Itaquerão, os agentes da Companhia utilizaram foto-ionizadores, aparelhos que medem a concentração de compostos orgânicos voláteis (COV), como solventes orgânicos industriais, que podem oferecer toxicidade. Munidos desses equipamentos, os técnicos vasculharam lanchonetes, banheiros, tribunas e demais dependências do estádio.

O Comando de Defesa de Área de São Paulo tem como missão cooperar com o Ministério da Defesa no planejamento, preparo e emprego das Forças Armadas nas ações de segurança e defesa relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. As operações do CDA/SP são articuladas, de modo integrado, com diversas agências que visam à eficácia da segurança pública e com outros órgãos detentores de estruturas estratégicas, como a agência ambiental paulista.

Copa do Mundo 2014

O Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb colaborou com o Corpo de Bombeiros nos aspectos operacionais de segurança para a Copa do Mundo de 2014. Os técnicos se revezavam antes, durante e após o término dos jogos no Mundial, que também teve como palco o estádio em Itaquera. Nessa ocasião, os especialistas da Cetesb se uniram com outras instituições governamentais, como Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Ipen, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, entre outras, na defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

Outra atividade marcante da Companhia no torneio futebolístico em 2014 foi sua presença, em véspera e dias de jogos, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR-SP) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Itaquerão Interna

Texto: Mário Senaga
Fotografia: CCDA-SP / Setor de Atendimento a Emergências