Você está visualizando atualmente Empresa recolhe resíduos eletroeletrônicos do Sistema Ambiental

Pela segunda vez, a Green Eletron recolheu os resíduos depositados pelos funcionários da sede da SMA e Cetesb

Texto, foto e vídeo: Dirceu Rodrigues

Em outubro de 2017, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Cetesb, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) assinaram um Termo de Compromisso para a Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico.

Desde então, os colaboradores do Sistema Ambiental têm trazido de casa seus equipamentos obsoletos e depositado no coletor instalado na sede da SMA. Esses resíduos eletrônicos são destinados a empresas desmontadoras licenciadas pela Cetesb.

Foi o que aconteceu na quinta-feira (2/3). Funcionários da empresa Green Eletron recolheram, pela segunda vez, uma quantidade significativa de resíduos eletrônicos. Na primeira coleta foram levados 260 quilos e a estimativa é que, desta vez, tenha sido recolhido o mesmo volume.

Criada pela Abinee, a Green Eletron é a entidade gestora que opera o sistema referente aos eletroeletrônicos, destinando os resíduos coletados para empresas desmontadoras licenciadas pela Cetesb.

Há outros coletores já instalados no estado de São Paulo, sendo mais seis na capital, dois em São José dos Campos, dois em Sorocaba, um em Vinhedo, Cotia e Votorantim. Ao todo, serão 16 coletores destinados ao recolhimento dos resíduos eletroeletrônicos no estado de São Paulo.

O compromisso, a princípio durará quatro anos, vai permitir que empresas e lojas recebam equipamentos eletrônicos – como aparelhos de telefone, celulares, videogames, acessórios eletrônicos, câmeras de foto e vídeo, impressoras, desktops, laptops, tablets, notepads, e-readers e similares – diretamente dos consumidores, para, então, dar-lhes uma destinação adequada.

Logística Reversa

Os sistemas de logística reversa consistem em formas organizadas de garantir, viabilizar ou facilitar o retorno de uma série de produtos (ou suas embalagens), depois de seu consumo, para operações de reúso ou reciclagem. A SMA atualmente tem oito termos de compromisso de logística reversa setoriais vigentes. Mais informações estão aqui no site da Cetesb, no link..

Postos coletores

Confira a relação completa e endereços dos coletores no site da Green Eletron.

São Paulo
Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3.970 – Pinheiros
Centro das Indústrias do Estado de SP (CIESP) – Rua Natal, 285 – Vila Bertioga
SESC Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial
Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo de Mattos, 1000 – Itaquera
Fast Shop Santana – (em breve)
Fast Shop – Unidade Santana (em breve)

São José dos Campos
Centervale Shopping – Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9403 – Jardim Oswaldo Cruz
SESC – Av. Dr. Ademar de Barros 999 – Jardim São Dimas

Vinhedo
Sant´Anna Internacional School – Av. Independência, 5.656

Sorocaba
ACRTS – FACENS – Rod. Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – km 1,5
SESC – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade

Cotia
Fundação de Rotarianos de SP – Colégio Rio Branco – Rod. Raposo Tavares, 7.200 Km 24 – Lageadinho

Votorantim
Escola Técnica Estadual Prof. Elias Miguel Jr. – Rua Ferrarezi, s/n – Vila Votocel