Você está visualizando atualmente Técnicos da CETESB monitoram incêndio na zona norte da Capital

Sinistro na Aliança Metalúrgica teve início nas primeiras horas da manhã.

Equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), setor de Atendimento a Emergências e Agência Ambiental de Santana, monitoram um incêndio ocorrido na terça-feira, 8/5, por volta das 5h30, na Aliança Metalúrgica, situada na Rua Freire Bastos, n° 89, Jardim Modelo.
A CETESB, acionada pelo Corpo de Bombeiros, constatou, em um primeiro monitoramento, a presença de substância de coloração esverdeada em meio ácido, que atingiu o sistema de galerias de águas pluviais. A medida proposta pela CETESB e adotada pela empresa e Corpo de Bombeiros foi a diluição do produto, com aplicação de água abundante no sistema.

Foram encontradas baixas concentrações de gás cianídrico e de compostos tóxicos industriais, como gases ácidos e outras substâncias voláteis, no interior da metalúrgica. Na vistoria,  os técnicos  utilizaram trajes de proteção química, com máxima proteção respiratória.

Os resultados apontam a necessidade do uso de proteção respiratória para os trabalhadores da operação de contenção e de remoção das substâncias encontradas.  A empresa deverá mobilizar os recursos para tal ação.

A Aliança Metalúrgica encontra-se paralisada e o incêndio foi totalmente debelado. Os técnicos da CETESB continuam no local acompanhando os trabalhos emergenciais e de rescaldo.

Texto: Cristina Couto
Revisão: Cristina Leite
Fotografia: Setor de Atendimento a Emergências