Incêndios envolvendo produtos químicos podem resultar em consequências bastante diversificadas, em função do comportamento de diferentes substâncias quando expostas ao fogo. Embora a água seja o agente de extinção mais comumente empregado, a mesma pode ser ineficaz em alguns casos, razão pela qual deve-se utilizar alguns critérios para a escolha do agente a ser empregado. Tais informações deverão ser obtidas junto a especialistas ou em documentação técnica a respeito do(s) produto(s) envolvido(s), como manuais de emergência, fichas de informações sobre produtos químicos, etc.

Nos casos em que ocorrerem a emanação de vapores, tóxicos ou inflamáveis, ou mesmo em situações de derrames de produtos sólidos ou líquidos, é comum o uso de água tanto para abatimento de vapores, como para a lavagem ou diluição do produto vazado. No entanto, da mesma forma que nos casos de incêndio, há que se considerar alguns fatores para o uso de água nestas situações, tais como:

  • reações do produto quando em contato com a água;
  • contato da água com outros produtos envolvidos na ocorrência ou presentes na área, que possam acarretar reações indesejadas;
  • contaminação da água e carreamento desta para bueiros, galerias e corpos d’água.
  • risco de aumento no volume do contaminante e na área atingida, ,muitas vezes ampliando a área contaminada e o próprio impacto ambiental do acidente. A operação de abatimento dos gases será tanto mais eficiente, quanto maior for a solubilidade do produto em água, como é o caso da amônia e do ácido clorídrico. Vale lembrar que a água utilizada para o abatimento dos gases deverá ser contida, e recolhida posteriormente, para que a mesma não cause poluição dos recursos hídricos existentes na região da ocorrência.
  • Assim, mesmo em situações que possam ser consideradas “graves”, como explosões, incêndios ou vazamentos tóxicos, as ações de controle a serem desencadeadas deverão ser devidamente analisadas a partir de critérios técnicos e com o apoio de especialistas, de modo que uma situação mesmo que grave não resulte em consequências maiores.

Ações de Rescaldo

  • Esta etapa tem como finalidade o desenvolvimento de atividades voltadas para o restabelecimento das condições normais das áreas afetadas pelo vazamento, tanto do ponto de vista de segurança, como ambiental, tais como:
  • Determinar as ações de controle a serem desencadeadas para recuperação das áreas atingidas;
  • Tratamento e disposição de resíduos;
  • Monitoramento da qualidade das áreas impactadas;
  • Elaboração de relatórios dos trabalhos de campo.