O Sistema INFOÁGUAS é uma ferramenta de acesso publico para consultas sobre diversas informações sobre qualidade das águas brutas e assuntos de interesse sobre a Gestão de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.  A CETESB, ao longo dos anos vem consolidando suas bases de dados sobre a qualidade das águas superficiais (rios, lagos e reservatórios) e subterrâneas (sistemas aquíferos), condição de saneamento básico dos municípios e localização dos principais empreendimentos licenciados que lançam efluentes tratados em rios ou redes coletoras.

Este acervo de informações, frequentemente atualizado, pode ser consultado por meio do INFOÁGUAS que disponibiliza diferentes formas de acesso, podendo ser por meio de representações gráficas (mapas, gráficos e tabelas) visualizadas no sistema ou mesmo descarregamento local de planilhas formatadas com dados brutos.

QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS

A CETESB monitora as águas de diversos rios, reservatórios e aquíferos subterrâneos para determinar suas características físicas e químicas e compara-las aos padrões de qualidade estabelecidos para cada tipo de uso dos recursos hídricos. Os dados obtidos pela CETESB ao longo dos anos podem ser consultados por meio do INFOÁGUAS de duas formas:

  • Acesso a planilha eletrônica a ser descarregada no computador do usuário, contendo diversas informações sobre os locais de coleta das amostras e valores obtidos para diversos parâmetros analisados.

  • Representações gráficas dinâmicas onde o usuário, por meio de seleção de filtros, consegue visualizar diversos gráficos e mapas customizados correspondentes aos pontos de monitoramento e seus dados.


CONDIÇÕES DE SANEAMENTO DOS MUNICÍPIOS

Anualmente a CETESB avalia as condições de coleta e tratamento dos esgotos dos seiscentos e quarenta e cinco municípios do Estado de São Paulo. Neste levantamento são obtidos dados sobre população urbana, percentuais de coleta e tratamento dos esgotos, eficiência no abatimento da carga orgânica de origem sanitária entre outras informações, que são utilizadas para cálculo do Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana do Município – ICTEM. Parte destas informações, assim como o ICTEM, pode ser consultada no INFOAGUAS, por meio da funcionalidade de visualização de dados.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Uma importante informação que nos auxilia a compreender melhor os a condição de qualidade das águas é o conhecimento do entorno dos pontos de monitoramento. Pensando nisso foi desenvolvida uma aplicação para visualização de informações geográficas, onde além de disponibilizar ferramentas básicas de geoprocessamento é possível identificar a localização dos pontos de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas, principais corpos hídricos, lançamentos de efluentes tratados, limites administrativos e geográficos, cartas topográficas, etc.

AUTOMONITORAMENTO DE EFLUENTES

Conforme características e localização das fontes industriais ou estações de tratamento de esgotos, devidamente licenciadas pela CETESB, estas estão sujeitas a declararem dados sobre seus efluentes líquidos e do meio receptor destes. O INFOAGUAS tem um módulo dedicado para o recebimento destas informações, que esta disponível exclusivamente para representantes das empresas que tenham sido convocadas para participar deste importante monitoramento. (https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/automonitoramento-de-efluentes-liquidos/).