residuos-2008-2010

O Relatórios de Referência do Setor de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos 1990-2008 é parte integrante do Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeitos Estufas (GEE) Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo e foram realizados no âmbito de um projeto que contou com o apoio da Embaixada Britânica.

A estimativa de GEE por resíduos sólidos considerou variáveis como a população urbana, a taxa de coleta e composições de resíduos municipais no Estado de São Paulo. A estimativa por efluentes considerou variáveis como população urbana e rural, as quantidades de carga orgânica nos efluentes e seus destinos.

O levantamento dos dados foi realizado junto às principais fontes de informações do Setor de Saneamento do Estado e por pesquisas bibliográficas. Para a maioria das variáveis apresentadas no método, foram empregados default, por não existir dados nacionais e estaduais publicados, respeitando os princípios de transparência, consistência e acurácia recomendados pelo IPCC. Os gases inventariados foram o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

Atualizado em março de 2020