Inventários
Fatores de Emissão – Banco de Dados do IPCC

A qualidade de Inventários Nacionais de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa depende substancialmente de fatores de emissão e dados de atividades confiáveis.

Embora seja preferível usar fatores de emissão que refletem circunstâncias nacionais, o seu desenvolvimento é lento e dispendioso. O Guia do IPCC de 1996 Revisado para Inventários de Gases de Efeito Estufa e o relatório do Guia de Boas Práticas e Manejo de Incertezas em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (GPG 2000) fornecem fatores de emissão “default” para a maioria das categorias de fontes e sumidouros.

Alguns desses fatores de emissão são específicos para uma região ou país, mas em geral, nem todos os países ou regiões estão incluídos.

O compartilhamento de informações de pesquisa possibilita aos países usarem ou desenvolverem fatores de emissão que são mais adequados às circunstâncias em questão do que os fatores “default” do IPCC sem implicar em custos para a pesquisa. Por esta razão, o IPCC estabeleceu um banco de dados em fatores de emissão, o EFDB – “Emission Factors Data Base” que congrega vários países que indicaram seus representantes para acompanhar o desenvolvimento e a alimentação deste banco de dados.

O Banco de Dados está  disponível em https://www.ipcc-nggip.iges.or.jp/EFDB/documents.php e é aberto a todos os países, tanto para consulta como para submissão para inclusão de fatores de emissão.

Documents

User manual

Cover page and Basic Instructions (363 KB)  

Guidance on how to search the EFDB for emission factors or other parameters (396 KB)   

Guidance on how to input new emission factors or other parameters (356 KB)  

Supplementary guidance (203 KB)  

Guidance on the “Properties” field (433 KB)  

Other documents available to public

IPCC project on Establishment of a Database on GHG Emission Factors (195 KB)  

Establishment of the EFDB Editorial Board, and future development (99 KB) 

EFDB Paris Report (191 KB) 

Expert Meeting in Bratislava Photo Archive (23-24 April 2002)