Orientação para Solicitação do Parecer Técnico GRAPROHAB
Novos Empreendimentos

Para solicitar o Parecer Técnico GRAPROHAB, destinado a novos empreendimentos habitacionais que necessitam de análise conforme o Decreto Estadual nº 66.960, de 08 de julho de 2022, siga o procedimento abaixo:

  1. Acesso ao Formulário GRAPROHAB:
    • Previamente a solicitação de “Parecer Técnico – GRAPROHAB – Novos Empreendimentos” deverá ser preenchido o documento digital denominado “Formulário GRAPROHAB”, que é um documento digital que visa aprimorar os processos de licenciamento ambiental para empreendimentos habitacionais, buscando proporcionar clareza, agilidade e uniformidade para todos os empreendimentos habitacionais submetidos à análise da CETESB
    • Após completar o preenchimento, clique no botão “PDF” para salvar o formulário em formato PDF. A versão do formulário em PDF é indispensável para a abertura do processo no e-CETESB.
  2. Solicitação no Portal e-CETESB:
    • Acesse o Portal e-CETESB, selecione a opção “Parecer Técnico – GRAPROHAB – Novos Empreendimentos” no item “Serviços disponíveis” para o pedido de licenciamento.
  1. Documentação Necessária:
    • Consulte o Manual do GRAPROHAB no site para verificar todos os documentos exigidos para a análise.
  2. Valores da Análise:
    • O preço para análise do pedido de Parecer Técnico GRAPROHAB, emitido pela CETESB é definido pela seguinte fórmula:
    • P = 100 + √A, onde
      P= Preço a ser cobrado, expresso em UFESP
      √A = Raiz quadrada da área do terreno do empreendimento, em m² (metros quadrados), excluindo-se as áreas verdes urbanas, públicas ou privadas, conforme Decisão de Diretoria Nº 015/2022/P, de 02 de fevereiro de 2022.
    • Caso seja necessária a supressão de vegetação nativa, corte de árvores nativas isoladas e/ou intervenção em Área de Preservação Permanente – APP para a implantação do empreendimento, o interessado deverá informar nos itens específicos no “Parecer Técnico – GRAPROHAB – Novos Empreendimentos”.