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Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais

EDITAL 02/2017

Inscrições encerradas em 11/07/2017

 

A ESCOLA SUPERIOR DA CETESB – ESC comunica que estão abertas as inscrições para a SEGUNDA CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, a ser realizado nas suas dependências no período de 04 de agosto de 2017 a 02 de agosto de 2019

  1. INFORMAÇÕES GERAIS
    1. Público Alvo: profissionais de nível superior de várias áreas do conhecimento, provenientes de: indústrias, empresas de engenharia e de consultoria, escritórios de advocacia, companhias e órgãos de saneamento, órgãos de meio ambiente, concessionárias de serviços públicos, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, prefeituras, demais órgãos públicos, associações de profissionais, entidades representativas da sociedade civil, autônomos e demais interessados, com atuação e/ou interface na temática ambiental.
    2. Modalidade: Curso de especialização.
    3. Metodologia: Curso presencial, cuja metodologia envolve aulas expositivas, visitas técnicas, estudos de caso e trabalhos em sala de aula.
    4. Vagas Oferecidas: 40 vagas
    5. Local do Curso: Escola Superior da CETESB – Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – prédio 6 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP.
    6. Período de Realização do Curso: 04 de agosto de 2017 a 02 de agosto de 2019.
    7. Horário: sextas-feiras das 19h às 22h15; sábados das 8h30h às 11h45 e 13h15 às 16h30. O calendário prevê até três finais de semana por mês. Clique aqui para ver o Calendário Provisório
    8. Carga Horária: 450 horas (curso completo com 16 disciplinas), com a inclusão de 16 horas para visitas de campo e 91 horas de trabalhos práticos em sala de aula. Esta carga horária não inclui o tempo de dedicação dos alunos para realizar o trabalho de conclusão de curso.
    9. Valor a Pagar:
      • curso completo (15 disciplinas obrigatórias + 1 optativa “Cartografia Aplicada à Análise Ambiental”) = 24 parcelas de R$ 935,00 (novecentos e trinta e cinco reais), com reajuste anual das mensalidades pelo índice IPC-FIPE acumulado no período;
      • apenas as 15 disciplinas obrigatórias = 24 parcelas de R$ 915,00 (novecentos e quinze reais), com reajuste anual das mensalidades pelo índice IPC-FIPE acumulado no período.
    10. Certificados: o Curso “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, na modalidade especialização lato sensu, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, conforme Portaria nº 449, publicada no Diário Oficial, em 20/11/2015. O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo do sistema de ensino ao qual a Escola Superior da CETESB deve legalmente se reportar, por constituir instituição criada e mantida por órgão público vinculado ao poder público estadual, no caso a CETESB. Dessa forma, os certificados que serão emitidos terão validade em todo o território nacional. As competências para autorização e credenciamento de instituições de ensino são regidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB / Lei nº 9394/96.Serão emitidos certificados aos alunos com comprovada frequência global de pelo menos 75%, nota de aprovação mínima de 7,0 em cada disciplina e cujo TCC ou Monografia tenha sido aprovada com nota mínima 7,0.
  2. INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO
    Para se inscrever no processo de seleção, os interessados deverão:

    1. Ficha de Inscrição: preencher a Ficha de Inscrição. É obrigatório o preenchimen-to de todos os campos.
    2. Documentação: enviar o Histórico Escolar do curso de graduação e o Curriculum Vitae, que deverão ser digitalizados em um único arquivo, convertido em formato pdf, renomeado com o nome do candidato e enviado para secretariapos_cetesb@sp.gov.br
      1. não há modelo padrão para o currículo. O candidato pode usar o modelo de sua preferência;
      2. não serão aceitos documentos enviados em desconformidade com o item 2.
    3. Taxa de Inscrição no Processo Seletivo: o candidato receberá um boleto bancário para pagamento, no valor de R$ 90,00 (noventa reais) e deverá providenciar o pagamento no prazo indicado. Este valor não será restituído.
    4. Confirmação da Inscrição: após o recebimento da Ficha de Inscrição, dos documentos digitalizados e confirmado o pagamento do boleto, o candidato receberá um e-mail de confirmação no processo seletivo, ou indicando a não inscrição e o motivo (falta de pagamento, falta de dados na Ficha de Inscrição etc).
    5. Período para inscrição no processo seletivo: 05  a 11 de julho de 2017. Não serão aceitas inscrições após este prazo. A Escola Superior da CETESB se reserva o direito de prorrogar este período, garantindo a informação aos interessados.
  3. PROCESSO SELETIVO
    1. Objetivo: o objetivo do processo seletivo é escolher candidatos melhor preparados, mais experientes e com maior potencial de aproveitamento dos conhecimentos a serem adquiridos no curso.
    2. Comissão de Seleção: o processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção constituída por 4 (quatro) membros, incluindo a Coordenação do Curso.
    3. Etapas do Processo Seletivo:
      1. Etapa 1 -análise do Histórico Escolar da graduação e do Curriculum Vitae;
      2. Etapa 2 -entrevista;
      3. Etapa 3 – consolidação das notas e decisão da Comissão de Seleção.
    4. Etapa 1: o Histórico Escolar e o Currículo serão analisados pelos quatro membros da Comissão de Seleção, que atribuirão notas independentes, no valor de 1 (hum) a 5 (cinco).
      1. os critérios de avaliação são:
        Histórico Escolar: confirmar o encerramento de curso de nível superior; verificar a dedicação do aluno por meio das notas atribuídas às diversas disciplinas.
        Curriculum Vitae: verificar a experiência profissional na área de meio ambiente e a aderência com o conteúdo do curso de pós-graduação, bem como o potencial de aplicação dos conhecimentos a serem adquiridos nas atividades profissionais do candidato.
    5. Etapa 2: será agendada uma entrevista de 15 minutos a ser realizada nos dias 13 e 14 de julho de 2017. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.
      1. os candidatos serão entrevistados em bancas com 2 (dois) avaliadores da Comissão. O candidato receberá duas notas, uma de cada avaliador, variando entre 1 (hum) e 5 (cinco).
      2. os avaliadores poderão solicitar esclarecimentos adicionais e comprovantes dos candidatos, por meio da Secretaria do curso, durante ou após a entrevista.
    6. Etapa 3: as notas serão totalizadas pela Secretaria do curso da seguinte maneira: Nota Final = Nota A + Nota B + Nota C
      em que:
      Nota A = média das quatro notas obtidas na Etapa 1 (análise de histórico escolar e currículo);
      Nota B = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo primeiro avaliador;
      Nota C = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo segundo avaliador.

      1. a Comissão de Seleção, de posse das informações fornecidas pela Secretaria, decidirá a nota de corte, a lista dos aprovados, a lista de espera e os reprovados. Caso necessário, a nota de desempate será a média das notas da entrevista.
      2. todos os candidatos receberão um e-mail informando: (i) se foram aprovados no processo seletivo; (ii) se estão em lista de espera; (iii) se não foram aprovados no processo seletivo.
      3. não será possível recorrer do resultado do processo seletivo.
  4. MATRÍCULAS
    Os candidatos selecionados ao curso, para efetuarem a matrícula, deverão observar rigorosamente o seguinte:

    1. Período das matrículas: 17 a 21 de julho de 2017.
    2. Contrato de Prestação de Serviços: os candidatos aprovados deverão assinar um Contrato de Prestação de Serviços com a CETESB.
      1. poderão ser concedidos os seguintes descontos: 5% de desconto para pagamento em 2 parcelas anuais ou 10% para pagamento em parcela única.
      2. Os candidatos aprovados receberão por e-mail boleto para o pagamento da Matrícula.
    3. Documentação: para efetivar a matrícula, os candidatos deverão entregar cópias xerográficas dos documentos abaixo relacionados, que deverão ser apresentados em conjunto com os Originais, ou Cópias Autenticadas, para conferência, na Secretaria do Curso, à Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, CEP 05459-900 – Alto de Pinheiros, Prédio 06, 1º andar, São Paulo – SP, conforme indicado:
      • Requerimento de Matrícula assinado;
      • Diploma de curso superior devidamente registrado (frente e verso);
      • Histórico Escolar do curso superior;
      • Documento de identidade;
      • Certidão de casamento, em caso de alteração do nome;
      • CPF;
      • Duas fotos 3 x 4 recentes;
      • Contrato preenchido e assinado pelo aluno;
      • Comprovante de pagamento da Matrícula;
      • Comprovante de residência (conta de luz ou outros)
        1. os inscritos que não apresentarem toda a documentação exigida não terão a efetivação de sua matrícula.
        2. os alunos que tiverem a matrícula efetivada receberão uma Declaração de Matrícula.
        3. a ESC poderá chamar os candidatos em lista de espera para complementar a turma.
        4. os alunos regularmente aprovados receberão confirmação do início das aulas por e-mail, juntamente com o convite para a Aula Inaugural.
  5. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
    1. a inscrição do candidato importará conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
    2. a não entrega ou envio da documentação exigida dentro do prazo estipulado implicará no cancelamento da vaga.
    3. documentos enviados para outros endereços eletrônicos serão desconsiderados e o inscrito não terá a sua inscrição/matrícula efetuada.
  6. DATAS IMPORTANTES
    • INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO: 05 a 11 de julho de 2017
    • PERÍODO PARA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS: 13 a 14 de julho de 2017
    • MATRÍCULAS: 17 a 21 de julho de 2017
    • CHAMADA DA FILA DE ESPERA (se for o caso): 24 de julho de 2017
    • MATRÍCULAS DA FILA DE ESPERA (se for o caso): 24 a 28 de julho de 2017
    • AULA INAUGURAL: 04 de agosto de 2017