Pós-graduação

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU

Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais

A ESCOLA SUPERIOR DA CETESB – ESC comunica que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, a ser realizado nas suas dependências, no período de 03 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2020.

  1. Público Alvo: profissionais de nível superior de várias áreas do conhecimento, provenientes de: indústrias, empresas de engenharia e de consultoria, escritórios de advocacia, companhias e órgãos de saneamento, órgãos de meio ambiente, concessionárias de serviços públicos, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, prefeituras, demais órgãos públicos, associações de profissionais, entidades representativas da sociedade civil, autônomos e demais interessados, com atuação e/ou interface na temática ambiental.
  2. Modalidade: Curso de especialização.
  3. Metodologia: Curso presencial, cuja metodologia envolve aulas expositivas, visitas técnicas, estudos de caso e trabalhos em sala de aula.
  4. Vagas Oferecidas: 36 vagas
  5. Local do Curso: Escola Superior da CETESB – Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – prédio 6 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP.
  6. Período de Realização: 03 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2020.
  7. Horário: sextas-feiras das 19h às 22h15; sábados das 8h30h às 11h45 e 13h15 às 16h30. O calendário prevê até três finais de semana por mês. Clique aqui para ver o Calendário Provisório
  8. Carga Horária: 450 horas (curso completo com 16 disciplinas), com a inclusão de 28 horas para visitas de campo e 91 horas de trabalhos práticos em sala de aula. Esta carga horária não inclui o tempo de dedicação dos alunos para realizar o trabalho de conclusão de curso.
  9. Valor a Pagar: 24 parcelas de R$ 945,00 (novecentos e quarenta e cinco reais), com reajuste anual das mensalidades pelo índice IPC-FIPE acumulado no período;
  10. Certificados: o Curso “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, na modalidade especialização lato sensu, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, conforme Portaria nº 449, publicada no Diário Oficial, em 20/11/2015. O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo do sistema de ensino ao qual a Escola Superior da CETESB deve legalmente se reportar, por constituir instituição criada e mantida por órgão público vinculado ao poder público estadual, no caso a CETESB. Dessa forma, os certificados que serão emitidos terão validade em todo o território nacional. As competências para autorização e credenciamento de instituições de ensino são regidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB / Lei nº 9394/96.
    Serão emitidos certificados aos alunos com comprovada frequência global de pelo menos 75%, nota de aprovação mínima de 7,0 em cada disciplina e cujo TCC ou Monografia tenha sido aprovada com nota mínima 7,0.
    Clique aqui para ver as Ementas e Professores Responsáveis pelas disciplinas

Para se inscrever no processo de seleção, os interessados deverão:

  1. Ficha de Inscrição: preencher a Ficha de Inscrição. É obrigatório o preenchimento de todos os campos.
  2. Documentação: enviar o Histórico Escolar do curso de graduação e o Curriculum Vitae, que deverão ser digitalizados em um único arquivo, convertido em formato pdf, renomeado com o nome do candidato e enviado para pos_cetesb@sp.gov.br
    1. não há modelo padrão para o currículo. O candidato pode usar o modelo de sua preferência;
    2. não serão aceitos documentos que não forem enviados conforme indicado no item 2.
  3. Taxa de Inscrição no Processo Seletivo: o candidato receberá um boleto bancário para pagamento, no valor de R$ 94,50 (noventa e quatro reais e cinquenta centavos) e deverá providenciar o pagamento no prazo indicado. Este valor não será restituído.
  4. Confirmação da Inscrição: após o recebimento da Ficha de Inscrição, dos documentos digitalizados e confirmado o pagamento do boleto, o candidato receberá um e-mail de confirmação no processo seletivo, ou indicando a não inscrição e o motivo (falta de pagamento, falta de dados na Ficha de Inscrição, etc).
  5. Período para inscrição no processo seletivo: 02 de abril a 18 de maio de 2018. Não serão aceitas inscrições após este prazo. A Escola Superior da CETESB se reserva o direito de prorrogar este período, garantindo a informação aos interessados.
  1. Objetivo: o objetivo do processo seletivo é escolher candidatos melhor preparados, mais experientes e com maior potencial de aproveitamento dos conhecimentos a serem adquiridos no curso.
  2. Comissão de Seleção: o processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção constituída por 4 (quatro) membros, incluindo a Coordenação do Curso.
  3. Etapas do Processo Seletivo:
    1. Etapa 1 – análise do Histórico Escolar da graduação e do Curriculum Vitae;
    2. Etapa 2 – entrevista;
    3. Etapa 3 – consolidação das notas e decisão da Comissão de Seleção.
  4. Etapa 1: o Histórico Escolar e o Currículo serão analisados pelos quatro membros da Comissão de Seleção, que atribuirão notas independentes, no valor de 1 (hum) a 5 (cinco).
    1. os critérios de avaliação são:
      Histórico Escolar: confirmar o encerramento de curso de nível superior; verificar a dedicação do aluno por meio das notas atribuídas às diversas disciplinas.
      Curriculum Vitae: verificar a experiência profissional na área de meio ambiente e a aderência com o conteúdo do curso de pós-graduação, bem como o potencial de aplicação dos conhecimentos a serem adquiridos nas atividades profissionais do candidato.
    2. serão selecionados, nesta etapa, o máximo de 70 (setenta) candidatos. Os demais candidatos serão considerados reprovados.
  5. Etapa 2: para os candidatos aprovados na Etapa 1 será agendada uma entrevista de 15 minutos a ser realizada em data a ser definida pela Comissão de Seleção, entre os dias 01 e 16 de junho de 2018. As entrevistas poderão ocorrer às sextas-feiras à noite (entre 19h e 21h30) e sábados (entre 8h30 e 16h). Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.
    1. os candidatos serão entrevistados em bancas com 2 (dois) avaliadores da Comissão. O candidato receberá duas notas, uma de cada avaliador, variando entre 1 (hum) e 5 (cinco).
    2. os avaliadores poderão solicitar esclarecimentos adicionais e comprovantes dos candidatos, por meio da Secretaria do curso, durante ou após a entrevista.
  6. Etapa 3: as notas serão totalizadas pela Secretaria do curso da seguinte maneira:
    Nota Final = Nota A + Nota B + Nota C
    em que:
    Nota A = média das quatro notas obtidas na Etapa 1 (análise de histórico escolar e currículo);
    Nota B = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo primeiro avaliador;
    Nota C = nota obtida na entrevista (Etapa 2) pelo segundo avaliador.
  1. a Comissão de Seleção, de posse das informações fornecidas pela Secretaria, decidirá a nota de corte, a lista dos aprovados, a lista de espera e os reprovados. Caso necessário, a nota de desempate será a média das notas da entrevista.
  2. todos os candidatos receberão um e-mail informando: (i) se foram aprovados no processo seletivo; (ii) se estão em lista de espera; (iii) se não foram aprovados no processo seletivo.
  3. não será possível recorrer do resultado do processo seletivo.

Os candidatos selecionados ao curso, para efetuarem a matrícula, deverão observar rigorosamente o seguinte:

  1. Período das matrículas: 25 de junho a 06 de julho de 2018.
  2. Contrato de Prestação de Serviços: os candidatos aprovados deverão assinar um Contrato de Prestação de Serviços com a CETESB.
    1. poderão ser concedidos os seguintes descontos: 5% de desconto para pagamento em 2 parcelas anuais ou 10% para pagamento em parcela única.
    2. os candidatos aprovados receberão por e-mail boleto para o pagamento da Matrícula.
  3. Documentação: para efetivar a matrícula, os candidatos deverão entregar cópias xerográficas dos documentos abaixo relacionados, que deverão ser apresentados em conjunto com os Originais, ou Cópias Autenticadas, para conferência, na Secretaria do Curso, à Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, CEP 05459-900 – Alto de Pinheiros, Prédio 06, 1º andar, São Paulo – SP, conforme indicado:
    • Requerimento de Matrícula assinado;
    • Diploma de curso superior devidamente registrado (frente e verso);
    • Histórico Escolar do curso superior;
    • Documento de identidade;
    • Certidão de casamento, em caso de alteração do nome;
    • CPF;
    • Duas fotos 3 x 4 recentes;
    • Contrato preenchido e assinado pelo aluno;
    • Comprovante de pagamento da Matrícula;
    • Comprovante de residência (conta de luz ou outros)
      1. os inscritos que não apresentarem toda a documentação exigida não terão a efetivação de sua matrícula.
      2. os alunos que tiverem a matrícula efetivada receberão uma Declaração de Matrícula.
      3. a ESC poderá chamar os candidatos em lista de espera para complementar a turma.
      4. os alunos regularmente aprovados receberão confirmação do início das aulas por e-mail, juntamente com o convite para a Aula Inaugural.
  1. a inscrição do candidato importará conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
  2. a não entrega ou envio da documentação exigida dentro do prazo estipulado implicará o cancelamento da vaga.
  3. documentos enviados para outros endereços eletrônicos serão desconsiderados e o inscrito não terá a sua matrícula efetuada.
  • INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO: 02 de abril a 18 de maio de 2018
  • PERÍODO PARA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS: 01 a 16 de junho de 2018
  • MATRÍCULAS: 25 de junho a 06 de julho de 2018
  • CHAMADA DA FILA DE ESPERA (se for o caso): 09 a 13 de julho de 2018
  • MATRÍCULAS DA FILA DE ESPERA (se for o caso): 23 a 27 de julho de 2018
  • AULA INAUGURAL: 03 de agosto de 2018