• Sobre o Evento

    O curso Entenda as questões sobre Mudanças Climáticas e suas Negociações Internacionais realizado na sede da Companhia Ambiental de São Paulo – CETESB já conta com dois módulos ministrados em 29 de abril e 21 de junho de 2011.

    Organizado pela CETESB, através do seu Programa Estadual de Mudanças Climáticas (PROCLIMA) e do Setor de Questões Globais e Acordos Multilaterais, apenas em seu primeiro módulo houve a participação de 100 funcionários da Companhia e da Secretaria de Meio Ambiente (SMA).

    O programa foi elaborado por Josilene T. V. Ferrer, gerente do Setor de Clima e Energia e coordenadora técnica do curso, para atender os funcionários com pouco ou nenhum conhecimento sobre mudanças climáticas, passando por temas desde à introdução ciência do clima, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Convenção do Clima e Protocolo de Kyoto, Conferências das Partes (COP) e suas principais conclusões até noções do mercado de créditos de carbono, Regime Internacional do Clima e seus impactos nas políticas climáticas do Brasil e do Estado de São Paulo.

    Os participantes tiveram oportunidade de tirar dúvidas referentes à Lei Nº 13.798/09, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC e ao Decreto Nº 55.947/10, que a regulamenta. Um dos aspectos enfatizados na palestra foi a participação da CETESB nas discussões nacionais e internacionais sobre mudanças climáticas, constituindo-se em importante protagonista, tanto na formulação de políticas como na geração de dados e informações.

    Na última parte do curso, João Wagner Silva Alves ministrou uma palestra sobre o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Estado de São Paulo – período de 1990 a 2008 e apresentou os resultados obtidos, assim como a metodologia adotada para sua elaboração.

    Apesar de uma iniciação ao tema das mudanças climáticas, diversos participantes ficaram instigados a conhecer melhor este universo. Seu desdobramento foi um curso mais avançado, com início em maio.

  • Programa
    Coordenação Técnica
    Josilene T. V. Ferrer
    Setor de Clima e Energia – TDSC – Coordenação Executiva
    Maria do Rosário Fonseca Coelho
    Setor de Desenvolvimento e Pesquisa – TDGD – Docente
    Josilene T. V. Ferrer
    João Wagner Silva Alves – Conteúdo Programático• Introdução à ciência do clima• Painel Intergovenamental de Mudanças Climáticas – IPCC: organização e principais definiçõesConvenção do Clima e Protocolo de Kyoto

    Conferência das Partes – COP’s e a Convenção do Clima

    Protocolo de Kyoto e o mercado de créditos de carbono

    Regime Internacional do Clima: os desafios e tendências

    Impactos do Regime Internacional do Clima nas políticas climáticas do Brasil e do Estado de São Paulo

  • Notícias
  • Álbum

    Fotos: José Jorge e Pedro Calado

  • Downloads
  • Realização:
    realizacao_curso_interno_mc2011

Atualizado em março de 2020