Ambiente Brasil
Objetivos/Comentários: Ampliar do conhecimento ambiental Informações “on line” em constante pesquisa e renovação.


Ambiente Energia
Objetivos/Comentários: O Portal Ambiente Energia é um veículo de comunicação independente voltado para as áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Fontes Alternativas e Inovação Tecnológica no setor de energia, criado a partir da experiência de profissionais que atuam há mais de 10 anos neste mercado, desenvolvendo serviços de comunicação e gestão do conhecimento.


Associação Greenpeace do Brasil
O Greenpeace é uma entidade sem fins lucrativos que se baseia em alguns princípios básicos como o não estabelecimento alianças com partidos e não toma posições políticas exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz.


Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES 
Objetivos/Comentários:Apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvi- mento do país. Desta ação resultam a melhoria da competitividade da economia brasileira e a elevação da qualidade de vida da sua população.


BBC Brasil


Bolsa Verde do Rio de Janeiro


Câmara dos Deputados
Objetivos/Comentários: Projetos de Lei e outras Proposições. Página dedicada à busca de propostas em tramitação na Câmara dos Deputados. A pesquisa pode ser feita por número, assunto ou autor.


Carbono Brasil
Objetivos/Comentários: Colaborar com a conscientização de que a biodiversidade mundial só continuará a existir se houver desenvolvimento sustentável.


Centro de Ciência do Sistema Terrestre
Objetivos/Comentários: Os objetivos do Centro de Ciência do Sistema Terrestre são: Realizar estudos para avaliação de impactos das mudanças ambientais globais e regionais nos sistemas socioeconômico-ambientais, especialmente aqueles associados às implicações no desenvolvimento nacional e na qualidade de vida. Desenvolver tecnologias aplicáveis ao monitoramento, mitigação e adaptação às mudanças ambientais e formar recursos humanos na área que busquem soluções concretas a problemas ambientais globais que repercutam no Brasil e na América do Sul, utilizando ferramentas de modelagem e análise de dados ambientais.


COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa em Engenharia.


Empresas pelo Clima – GVces
Objetivos/Comentários: O GVces propõe duas grandes iniciativas integradas com o objetivo de auxiliar empresas brasileiras na liderança rumo à economia de baixo carbono: o Programa Brasileiro GHG Protocol e a plataforma Empresas pelo Clima. Ao aderir à Plataforma as empresas assumem o compromisso de publicar seus inventários de gases de efeito estufa de acordo com a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol e desenvolver políticas e planos de gestão dos gases poluentes que garantam competitividade, inovação e o estímulo ao posicionamento em prol de uma economia de baixo carbono no país.


Expedição Rio Voadores


FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente


FGV – Centro de Estudos em Sustentabilidade EAESP
Objetivos/Comentários: O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, diversa e de alta capacidade criativa, engajadas e comprometidas, curiosas e ousadas e, principalmente, com genuína vontade de transformar o mundo.


Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas


Fórum Empresarial pelo Clima e Observatório de Políticas Públicas sobre Mudanças Climáticas do Instituto Ethos


Instituto Ecológica
Objetivos/Comentários:Buscar a melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas em sua área de atuação (sede em Palmas – Tocantins)e proporcionar a preservação ambiental.


Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE
Objetivos/Comentários:Contribuir para a gradativa autonomia do País em áreas estratégicas; propiciar condições ao setor produtivo brasileiro de participar e adquirir competitividade em mercados de bens e serviços espaciais; promover o desenvolvimento e a difusão das aplicações espaciais.


IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Objetivos/Comentários:Debater a ligação entre as mudanças climáticas e o desmatamento no Brasil, com o apoio da Embaixada Britânica.


MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações
Objetivos/Comentários:A Coordenação Geral de Mudanças Globais de Clima tem as atribuições:
Assessorar o Ministro da Ciência e Tecnologia nas questões relativas às mudanças globais, em especial, à mudança do clima; Acompanhar as negociações da Convenção sobre Mudança do Clima;
Acompanhar os trabalhos científicos do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC, e gerenciar a divulgação dos relatórios e documentos do IPCC para especialistas brasileiros; Coordenar os trabalhos para implementação da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima no Brasil.


Mercado Ético – Meio Ambiente e Clima
Objetivos/ Comentários: sua plataforma global para a sustentabilidade.


Ministério do Meio Ambiente
Objetivos/Comentários: O Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, tem como missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias de governo e sociedade.


Mudanças Climáticas
O projeto Mudanças Climáticas e Mídia, concebido e executado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI, com o apoio do Programa de Comunicação em Mudanças Climáticas da Embaixada Britânica no Brasil e do Conselho Britânico, tem como objetivo central constituir-se em uma ferramenta de trabalho para jornalistas, estudantes de comunicação, pesquisadores e fontes de informação.


Observatório do Clima
Objetivos/Comentários: O Observatório do Clima é uma rede brasileira de articulação sobre o tema das mudanças climáticas globais estabelecida em 23 de março de 2002. Além de discussões com especialistas sobre as mudanças climáticas, o Observatório promove a articulação de entidades da sociedade civil para pressionar o governo por ações contundentes pela mitigação e adaptação do Brasil em relação à mudança do clima.


Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas


PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Objetivos/Comentários:O PNUMA, estabelecido em 1972, é a principal organização ambiental no sistema das Nações Unidas. O PNUMA atua como apoiador, educador e facilitador na promoção do uso consciente e do desenvolvimento sustentável do meio ambiente global.


Programa Brasileiro GHG Protocol – GVces
Objetivos/Comentários:  O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD). Dentre as características da ferramenta destacam-se o fato de oferecer uma estrutura para contabilização de GEE, o caráter modular e flexível, a neutralidade em termos de políticas ou programas e o fato de ser baseada em um amplo processo de consulta pública.


Programa PURE-USP – Superintendência de Gestão Ambiental
Programa de Uso Eficiente de Energia na USP, portal sobre uso racional de energia com projetos e dicas sobre conservação de energia.


Instituto Brasileiro de Administração Municipal
Promover e desenvolver competência em Gestão Energética Municipal, atuando como agente facilitador, visando a melhoria da eficiência energética nos Municípios, através da capacitação e treinamento de técnicos no combate aos desperdícios, aplicação de tecnologias adequadas e o intercâmbio de informações sobre eficiência, para que resultem em benefícios sociais, econômicos e ambientais para Municípios e sociedade.


WWF Brasil
Objetivos/Comentários: O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.


EducaClima
Portal do Ministério do Meio Ambiente sobre educação e conscientização pública em mudança do clima, uma plataforma de gestão do conhecimento. O EducaClima reúne conteúdo relevante sobre mudança do clima: o que é e o que podemos fazer, compromissos de governo, resultados alcançados, cursos e ações de educação, legislação, publicações, sites, gráficos, filmes e vídeos, aplicativos para celular, negociação internacional, notícias e muito mais.


AdaptaClima
Plataforma do Ministério do Meio Ambiente que sistematiza e disponibiliza, de forma colaborativa, informações e materiais sobre adaptação à mudança do clima, conectando provedores e usuários de conhecimento nesta agenda.

Atualizado em março de 2020