Transportadores são pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a coleta e transporte de resíduos da construção civil entre as fontes geradoras e as áreas de destinação.

A Resolução CONAMA nº 307/2002 e suas alterações, as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos são instrumentos que regulamentam a gestão dos resíduos da construção civil. O Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, previsto na citada Resolução, estabelece procedimentos e atribuições aos transportadores.

poliguindaste
Veículo Poliguindaste
(Imagem cedida por SindusConSP)

O SIGOR permite o cadastro de transportadores habilitados no município para o transporte de resíduos de construção civil, possibilitando o aceite e a emissão do Controle de Transporte de Resíduos (CTR) pelos transportadores e o monitoramento do fluxo de retirada de resíduos na obra e entrega no destino adequado.Ao ser cadastrado, o transportador tem suas informações disponibilizadas no SIGOR, facilitando o acesso das mesmas pelos geradores, áreas de destinação e demais usuários do sistema. O SIGOR possibilita ainda a elaboração de relatórios, inclusive para o Sistema Declaratório, previsto na Política Estadual de Resíduos Sólidos.