Você está visualizando atualmente CETESB acompanha operação de rescaldo no Guarujá
Foto: Renato Carneiro

Com incêndio no Terminal Portuário da Local Frio, no Guarujá, controlado, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) segue com os trabalhos de avaliação dos impactos ambientais do acidente.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou neste sábado (16.01) que o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir o fogo durante a madrugada e, a partir de então, foram iniciados os trabalhos para neutralizar as reações químicas de três contêineres restantes. O Gabinete de Gestão de Crise pede à população que mantenha a tranquilidade e conserve as orientações passadas para garantir a segurança da população.

Neste sábado, a CETESB realizou novo monitoramento no estuário, coletando amostras com uma embarcação da Companhia de Docas (CODESP). Os técnicos seguem monitorando a saída de drenagem de água, onde foi constatado um índice de pH igual a 6, dentro dos padrões de normalidade. Durante a inspeção embarcada não foram avistados peixes nem outros animais aquáticos mortos.

A CETESB continuará mobilizada para acompanhar a retirada de resíduos do combate ao incêndio para local adequado, bem como a operação de rescaldo. O monitoramento do ar e da qualidade das águas do canal do estuário também está mantido.

Após a elaboração dos relatórios de monitoramento e atendimento de emergência ao acidente, a CETESB adotará as sanções cabíveis.

Foto: Renato Carneiro
Foto: Renato Carneiro

Mais notícias