O Air Tracker é uma ferramenta desenvolvida pelo EDF (Environmental Defense Fund), organização global sem fins lucrativos que atua no tema das mudanças climáticas. Essa ferramenta utiliza dados de qualidade do ar e modelos meteorológicos para indicar a possível origem da poluição observada em uma determinada área.
Por meio de uma colaboração entre CETESB e EDF, os dados de material particulado (MP) obtidos no monitoramento da qualidade do ar da CETESB na Região Metropolitana de São Paulo estão agora disponíveis no Air Tracker. As informações são atualizadas a cada hora.
Destacamos que as concentrações de Material Particulado (MP) apresentadas referem-se a valores horários (instantâneos) e, portanto, não são comparáveis ao padrão de qualidade do ar, que é baseado em médias de 24 horas.
Reforçamos que as informações sobre possível área de origem da poluição são apenas um indicativo, resultado de uma modelagem matemática, e sujeito às incertezas dos modelos matemático e meteorológico subjacentes. A responsabilidade sobre desenvolvimento e operação do modelo é do EDF.
O Air Tracker pode ser acessado em https://www.edf.org/maps/gca-air-tracker/