Figura 1 – Localização da área contaminada crítica
Razão Social das empresas envolvidas e nº do processo na CETESB
  1. Showa Indústria e Comércio Ltda. (Pasta Administrativa nº 105/15)
  2. Allison Brasil Indústria e Comércio de Sistemas de Transmissão Ltda. (Pasta Administrativa nº086/08)
  3. Sullair do Brasil Ltda. (Pasta Administrativa nº106/15)
  4. Ergomat Indústria e Comércio Ltda. (CETESB.001289/2019-62)
  5. Fotobrás Fotossenssíveis do Brasil Indústria e Comércio / Garrett Motion Indústria Automotiva Brasil Ltda. (CETESB.088060/2020-80)
  6. Parfix Indústria e Comércio de Parafusos Ltda. (CETESB.002858/2021-75)
  7. Antiga Nacco Materials Handling Group Brasil, Atual Assaí Atacadista / Synergy Empreendimentos e Participações Ltda. (CETESB.072466/2018-53)
  8. Ferlex Viaturas e Equipamentos Ltda. (CETESB.110992/2021-19)
  9. Drava Metais Ltda. (Pasta Administrativa nº230/15)
  10. Procter & Gamble Industrial e Comercial Ltda. (CETESB.014507/2019-72)
  11. Durr Brasil Ltda. (CETESB.075541/2020-75)
  12. G. Mazzoni S/A Ind. E Com./ Soreal Comércio e Administração Ltda. (Processo nº 33/00362/09)
Localização da Área Contaminada Crítica Polígono formado pelo Cruzamento das Ruas:

  • Rua Arnaldo Magniccaro x Rua Agostinho Togneri
  • Rua Agostino Togneri x Rua Taguapaca
  • Rua Taguapaca x Rua Domingos Gonçalo
  • Projeção da Rua Domingos Gonçalo x Avenida das Nações Unidas.
  • Rua Arnaldo Magniccaro x Avenida das Nações Unidas.

Bairro do Jurubatuba – Santo Amaro, São Paulo/SP

Classificação Área Contaminada Crítica (ACC)
Endereço das empresas envolvidas
  1. Showa Indústria e Comércio Ltda. – Rua Taguapaca, 259.
  2. Allison Brasil Indústria e Comércio de Sistemas de Transmissão Ltda.
  3. Sullair do Brasil Ltda. – Rua Taguapaca, 261.
  4. Ergomat Indústria e Comércio Ltda. – Rua Arnaldo Magniccaro, 364.
  5. Fotobrás Fotossenssíveis do Brasil Indústria e Comércio / Garrett Motion Indústria Automotiva Brasil Ltda – Rua Agodtino Togneri, 153.
  6. Parfix Indústria e Comércio de Parafusos Ltda. – Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 2.169.
  7. Antiga Nacco Materials Handling Group Brasil, Atual Assaí Atacadista / Synergy Empreendimentos e Participações Ltda – Avenida das Nações Unidas, 22.777. Área Reabilitada – Uso Comercial.
  8. Ferlex Viaturas e Equipamentos Ltda.  – Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 1900 – Área Reabilitada – Uso Comercial.
  9. Drava Metais Ltda. – Rua Arnaldo Magniccaro nº230.
  10. Procter & Gamble Industrial e Comercial Ltda. – Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 2105.
  11. Durr Brasil Ltda. – Rua Arnaldo Magniccaro, 500.
  12. G. Mazzoni S/A Ind. E Com./ Soreal Comércio e Administração Ltda. – Rua Arnaldo Magniccaro, 346 – Área Reabilitada – Uso Comercial.

Fatos que levaram à classificação como Área Contaminada Crítica

A Área Contaminada Crítica do Jurubatuba na sua conformação atual é definida pelo Polígono formado pelos pontos de cruzamento das seguintes ruas e avenidas:

  • Rua Arnaldo Magniccaro x Rua Agostinho Togneri
  • Rua Agostino Togneri x Rua Taguapaca
  • Rua Taguapaca x Rua Domingos Gonçalo
  • Projeção da Rua Domingos Gonçalo x Avenida das Nações Unidas.
  • Rua Arnaldo Magniccaro x Avenida das Nações Unidas.

Esta área tem uma ocupação predominantemente comercial e industrial. Constam do Cadastro de Áreas Contaminadas do SIACR – Sistema Integrado de Áreas Contaminadas e Reabilitadas, neste polígono a existência de 12 áreas industriais e comerciais, classificadas em diferentes etapas do processo de gerenciamento de áreas contaminadas.

Em linhas gerais, as substâncias de maior relevância ambiental detectadas no solo, vapores do solo, água subterrânea na região englobada pelo polígono definido acima, são os compostos orgânicos voláteis clorados, tetracloroetileno, tricloroetileno, cis 1,2 dicloroetileno e cloreto de vinila.

Parte dos lotes ocupados pelas indústrias/comércios, especificamente aqueles posicionados a montante da Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, possuem uma rede de tubos subterrâneos (pluviais e de esgoto) comum e interligando vários dos lotes. As plumas de contaminação em fase dissolvida no aquífero livre, mapeadas individualmente em algumas áreas, são “misturadas”, dificultando o estabelecimento apenas de ações individualizadas para cada uma das áreas contaminadas identificadas, e consequentemente, o gerenciamento da contaminação detectada no local, que requer uma ação de intervenção integrada para algumas das áreas. Esta necessidade de uma gestão integrada das ações de gerenciamento da contaminação detectada foi estabelecida a princípio, para a área das empresas: Ergomat Indústria e Comércio Ltda, Parfix Indústria e Comércio de Parafusos Ltda, Fotobrás Fotossensíveis do Brasil Indústria e Comércio/Garret, Procter & Gamble Industrial e Comercial Ltda.

Figura 2 – Localização das empresas envolvidas

Aliado a esta questão, mas com maior peso para a classificação da área pela CETESB como Área Contaminada Crítica, está o fato da identificação de extensa contaminação em Área externa da Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, pelas mesmas substâncias químicas.

Esta contaminação foi identificada em investigação realizada pela CETESB na área do Auto Shopping Cristal, e na investigação detalhada realizada pela empresa Procter & Gamble no terreno localizado no nº1890 da Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux (Ravi), áreas sem histórico de ocupação por atividades com potencial de contaminação. A contaminação destas áreas foi identificada adentrando nestes terrenos e considerando a direção de fluxo da água subterrânea, sem evidências de ter origem nas áreas contaminadas identificadas a montante. As evidências obtidas nas investigações realizadas apontam que esta contaminação pode estar associada a lançamentos de efluentes nas redes coletoras de água pluvial e de esgoto que tenham existido no passado no local (a rede coletora publica foi implantada à partir de 2005), já que se trata de uma zona de uso industrial que data da década de 1950. O gerenciamento desta contaminação irá requerer um trabalho integrado das empresas da região que possam ter contribuído com lançamento de efluentes contendo solventes clorados, objetivo principal do Grupo Gestor de Áreas Contaminadas para esta área crítica.