Seção 5.3: Levantamento de Informações em Campo

Autores: Elton Gloeden e André Silva Oliveira

1. Introdução

O Levantamento de Informações em Campo é uma das ações, ou sub etapas, previstas para a execução da etapa de Avaliação Preliminar (ver Seção 5.1), a qual consiste no reconhecimento da Área com Potencial de Contaminação (AP) pelo responsável técnico por meio de inspeção e entrevistas.

Esse levantamento permite ao responsável técnico avaliar visualmente as instalações da atividade potencialmente geradora de área contaminada, e entrevistar pessoas experientes, conhecedoras do histórico da atividade e entorno.

O Levantamento de Informações em Campo deve ser executado pelo responsável técnico designado pelo responsável legal, conforme ilustrado na Figura 5.3-1.

Figura 5.3-1: Fluxograma da subetapa de Levantamento de Informações em Campo

2. Fontes de Informação

Durante a execução do Levantamento de Informações em Campo, podem ser obtidas novas informações sobre à área a partir das seguintes atividades:

  • inspeção de reconhecimento da área em avaliação e da vizinhança;
  • entrevistas com pessoas relacionadas a área em avaliação.

A execução do Levantamento de Informações em Campo visa confirmar e complementar as informações obtidas no Levantamento de Informações Existentes (ver Seção 5.2), abrindo a possibilidade até de serem revisadas, caso se encontre em campo situações diferentes das existentes nos documentos consultados.

Na inspeção de reconhecimento da área em avaliação e da vizinhança, o responsável técnico deve vistoriar detalhadamente a AP, com o objetivo, em resumo, de identificar as fontes de contaminação potenciais, identificar indícios da existência de fontes de contaminação primárias e de contaminação nos compartimentos do meio ambiente.

Se possível, durante a inspeção é recomendável o acompanhamento do responsável técnico por algum funcionário atual ou antigo, ou outra pessoa conhecedora da área, para que haja um melhor entendimento da atividade e situação encontrada. Também é importante fazer um registro fotográfico abrangente das constatações feitas em campo, o que facilita os trabalhos subsequentes e a elaboração do relatório da etapa de Avaliação Preliminar (ver Seção 5.5).

Durante a execução das entrevistas, os mesmos objetivos da inspeção em campo devem ser alcançados, por meio da consulta às seguintes pessoas relacionadas a área em avaliação:

  • os responsáveis legais (causador e solidários);
  • os funcionários atuais ou antigos;
  • os moradores da área em avaliação;
  • os vizinhos.

A inspeção de campo e entrevistas podem ser otimizadas se o responsável técnico utilizar croquis e listas de checagem elaborados na sub etapa de Levantamento de Informações Existentes, evitando também que algum local ou questão deixe de ser avaliada em campo por esquecimento.

3. Resultados do Levantamento de Informações em Campo

Os resultados obtidos no Levantamento de Informações em Campo devem ser integrados com os resultados da etapa de Levantamento de Informações Existentes (ver Seção 5.2) e conjuntamente serem utilizados para a construção do modelo conceitual 1 (MCA 1) e classificação da área em avaliação (Classificação 2) (ver Seção 5.4)

No Relatório de Avaliação Preliminar (ver Seção 5.5), os resultados obtidos no Levantamento de Informações em Campo devem ser apresentados por meio de texto explicativo, fotos, plantas e seções com o registro das informações levantadas.