Agnaldo Ribeiro de Vasconcellos
Químico, Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/USP, Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Mogi das Cruzes – UMC. Funcionário da CETESB desde 1975, atuando no Setor de Atendimento a Emergências desde 2003.

Autoria na Seção 1.11: 4 – Atendimento a emergência em indústrias abandonadas e massas falidas e sua relação com as áreas contaminadas.

Ana Carolina Cerqueira Duque

Advogada, com atuação no direito ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas desde 2010. LL.M em direito ambiental internacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Autoria na Seção: 2.5 – Legislação Europeia

André Silva Oliveira
Engenheiro Ambiental pela USP de São Carlos, Especialista em Gerenciamento e Remediação de Áreas Contaminadas pelo SENAC. Funcionário da CETESB desde 2011, atuando no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente, é Gerente da Divisão de Avaliação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas da CETESB.

Engenheiro Ambiental pela USP de São Carlos, Especialista em Gerenciamento e Remediação de Áreas Contaminadas pelo SENAC. Funcionário da CETESB desde 2011, atuando no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente, é Gerente da Divisão de Avaliação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas da CETESB.

Autoria nas Seções: 1.2, 1.3, 1.6, 1.7, 1.8, 1.9, 1.10, 1.12, 1.14, 2.1, 2.2, 2.3, 3.3, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5, 7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 8.1, 8.2, 8.3, 8.4 e 8.5

Carlos Ferreira Lopes
Biólogo, Mestre em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Funcionário da CETESB desde 1988, atuando no Setor de Atendimento a Emergências desde 1999.

Autoria na Seção 1.11: 3 – Acidentes em Postos e Sistemas Retalhistas de Combustíveis e sua relação com as áreas contaminadas.

Chang, Hung Kiang
Geólogo pelo Instituto de Geociências da USP e Mestre e Doutor pela Northwestern University. Professor do Departamento de Geologia (IGCE) e pesquisador do Centro de Estudos Ambientais (CEA) da UNESP, com linhas de pesquisas em Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas. É coordenador do Laboratório de Estudos de Bacias – LEBAC (IGCE/CEA).
Autoria nas seções: 1.5

Edson Haddad
Bacharel e Licenciado em Química, Mestre em Administração da Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho e Especialista em Engenharia de Controle de Poluição pela Faculdade de Saúde Pública. Funcionário da CETESB desde 1984, atuando no Setor de Atendimento a Emergências.

Autoria na Seção 1.11: Itens 2 e 7 – Atendimento a emergências químicas e Descarte de produtos químicos.

Elias Hideo Teramoto
Geólogo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Rio Claro, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente – Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) e do Centro de Estudos Ambientais (CEA) da UNESP e do Laboratório de Estudos de Bacias – LEBAC (IGCE/CEA), com linhas de pesquisas em Remediação de Áreas Contaminadas por Hidrocarbonetos, Geoquímica Ambiental e Modelos Computacionais de Fluxo e Transporte de Contaminantes.

Autoria nas seções: 1.5

Elton Gloeden
Geólogo, Mestre e Doutor pelo Instituto de Geociências da USP. Funcionário da CETESB desde 1986, atuando no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente, é Gerente do Departamento de Áreas Contaminadas da CETESB.

Autoria nas Seções: Notas Explicativas, 1.2, 1.3, 1.6, 1.7, 1.8, 1.9, 1.10, 1.12, 1.14, 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5, 3.3, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.57.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 8.1, 8.2, 8.3, 8.4 e 8.5.

Fernanda Abreu Tanure
Advogada, Gerente do Departamento Jurídico da CETESB-Companhia Ambiental do Estado de São Paulo desde 2019; Membro Relator da Primeira Turma de Ética Profissional – Tribunal Deontológico da OAB/SP desde 2021; Reconhecida no Prêmio Análise Advocacia 500 – Mais Admirados do Direito na Especialidade Ambiental em 2018; Aluna Especial em Pós-Graduação em Direito Internacional do Meio Ambiente: Temas Fundamentais, pela Universidade de São Paulo – USP em 2015; Curso de Extensão em O Novo Código de Processo Civil: Análise Comparativa com o Código de Processo Civil de 1973 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP em 2015; Curso de Extensão em Direito de Energia Elétrica no Brasil pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil em 2014; Pós-Graduada em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP em 2013; Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL em 2010.

Autoria nas Seções: 2.1, 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5.

Fernando Ricardo Scolamieri Pereira
Engenheiro-Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, Especialista em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC e Mestre em Administração de Empresas pela Universidad de Los Andes. Funcionário da CETESB entre 2011 e 2022, no Departamento de Áreas Contaminadas e exerceu as funções de Gerente do Setor de Avaliação de Áreas Contaminadas Industriais e do Setor de Gestão de Recursos para Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas. Atualmente atua como consultor ambiental na ERM – Environmental Resources Management.

Autoria nas Seções: Notas Explicativas e 1.1, 1.9, 5.4, 5.5, 6.5, 7.1 e 7.2.

Juliana Freitas
Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema. Engenheira Civil pela Universidade de São Paulo, Mestre em Engenharia Civil – Saneamento pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências da Terra pela Universidade de Waterloo (Canadá). Desenvolve pesquisas nas áreas de transporte e destino de poluentes, e remediação de solos e águas.

Autoria nas seções: 1.5

Luis Carlos Aranha Bueno
Adm., Especialização em Gestão Ambiental-Cetesb e Gestão de Passivos Ambientais na Distribuição e Revenda de Combustíveis-UFRJ, Funcionário da Cetesb desde 1986, atuando no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente é Gerente do Setor de Avaliação de Áreas Contaminadas por Postos de Combustíveis.

Autoria nas seções: 1.14 e 5.4.

Márcia Pereira Duarte
Advogada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Direito Ambiental, funcionária da CETESB desde 2004. É Gerente da Divisão de Assuntos de Meio Ambiente do Departamento Jurídico da CETESB desde junho de 2008.

Autoria na Seção 2.1.

Maria da Glória Figueiredo
Bióloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Funcionária da CETESB desde 1984, atuando no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente, é Bióloga do Setor de Reutilização e Reabilitação de Áreas Contaminadas da CETESB.
Autoria nas Seções: 1.7.

Marina Monné
Marina tem experiência em contencioso e consultivo ambiental. Atuou em órgãos públicos, como Ministério Público do Estado de São Paulo e Ministério Público Federal, além de escritórios especializados em direito ambiental e full service em São Paulo, capital. Foi coordenadora de grupo de estudos em Direito Internacional do Meio Ambiente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atuando em diversos setores da economia como o agroflorestal, industrial, de energia, resíduos sólidos e mineração, sua prática envolve a assistência jurídica em processos judiciais e administrativos na matéria ambiental, além do apoio consultivo em due diligences e por meio da emissão de opiniões legais. Formação: Mestrado em Direito Ambiental, Universidade de São Paulo (USP); Master of Laws (LL.M), Georgia State University (Atlanta/EUA); Pós graduação em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/Cogeae); Extensão Universitária em Direito Ambiental, ESCOLA Paulista da Magistratura (EPM); Graduação em Direito, Universidade de São Paulo (USP).

Autoria na Seção: 2.4 – Legislação Estadunidense

Mauro de Souza Teixeira
Tecnólogo, Advogado (OAB/SP), Mestre em Tecnologia Ambiental (IPT), Especialista em Direito Ambiental pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (ESPGE). Funcionário da CETESB desde 1992, atuando em desastres e emergências químicas. Atualmente é Gerente do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB.

Autoria na Seção 1.11: Itens 5.1 – Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, 5.2 – Transporte Ferroviário de Produtos Perigosos e 5.3 – Transporte Dutoviário de Produtos Perigosos.

Miguel A. Alfaro Soto
Engenheiro Civil pela Universidade Ricardo Palma de Lima – Peru e Mestre e Doutor pela Escola de Engenharia de São Carlos EESC – USP. Pesquisador da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) e do Centro de Estudos Ambientais (CEA) da UNESP e do Laboratório de Estudos de Bacias – LEBAC (IGCE/CEA), com linhas de pesquisas em Mecânica de Solos Não Saturados, Fluxo Multifásico e Gerenciamento de Áreas Contaminadas.
Autoria nas seções: 1.5

Sérgio Greif
Biólogo e Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP. Funcionário da CETESB desde 2002, atuando no Setor de Atendimento a Emergências desde 2005.

Autoria na Seção 1.11: Itens 1 – Introdução, 6 – Fontes geradoras de metano e 8 – Considerações finais.

Thiago Marcel Campi
Engenheiro Civil pela UNICAMP, Mestre em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica da USP. Funcionário da CETESB desde 2006, atuando no Licenciamento de Empreendimentos para Destinação Final de Resíduos Sólidos e no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente, é Gerente do Setor de Reutilização e Reabilitação de Áreas Contaminadas da CETESB.
Autoria nas Seções: 1.7, 1.8 e 1.12.

Veronica Lima Gonsalez
Engenheira Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre e PhD candidate na Tufts University (Massachusetts, EUA). Atuou em consultoria ambiental por quatro anos e atualmente desenvolve pesquisa na área de Transporte de Poluentes e Biorremediação para tratamento de nitrato em águas subterrâneas.
Autoria nas seções: 1.5

Vicente de Aquino Neto
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, Especialista em Engenharia Ambiental e Sanitária pela FSP da USP e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ-USP. Funcionário da CETESB desde 1992, atuando no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Atualmente, é Engenheiro do Setor de Avaliação de Áreas Contaminadas Industriais da CETESB.
Autoria nas seções: 1.14, 5.4 e 5.5, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5, 7.2, 7.3.