Na semana de 24 a 28 de maio último, os técnicos Agnaldo Ribeiro de Vasconcellos e Alcides Fontoura Pieri, do Setor de Operações de Emergência da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, participaram do “Curso Internacional de Emergência com Produtos Químicos”, com carga de 40 horas, promovido pela Empresa Brasileira TASK – Special Services, com o apoio da empresa chilena FOGARE – Control de Riesgo do Chile.

O curso foi ministrado pelos engenheiros Eduardo Pizarro do Chile, e Rubens César Perez, do Brasil, no Centro de Treinamento de Emergências da COPESUL – Pólo Petroquímico do Sul, localizado no Município de Triunfo, no Rio Grande do Sul, e teve como objetivo capacitar os profissionais participantes para ações de resposta e atendimento a emergências envolvendo substâncias químicas. O programa desenvolvido atendeu aos requisitos e recomendações normativas internacionais da “NFPA-472 – Standard for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents – Technician Level” e da “OSHA – Occupacional Safety and Health Administration”.

O evento contou com a participação de 31 técnicos representantes das seguintes entidades:

– Brasil: CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e Basf S.A., de São Paulo; e UNIVIAS, FEPAM, COPESUL, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ULBRA, Corpo de Bombeiros, SULGÁS, Bayer S.A., Gerdau Riograndense e Renner Sayerlack S.A., do Rio Grande do Sul; e HIDROCLEAN, do Rio de Janeiro.

– Chile: Bombeiros Voluntários de Puerto Montt , Bombeiros Voluntários de Osorno, Enaex – Empresa Nacional de Explosivos e Fogare Control de Riesgos.