A CETESB participou do V Simpósio Internacional sobre Atendimento as Emergências, organizado pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC e realizado no Teatro Municipal de Mauá de 24 a 26 de setembro último.

O evento teve como principal objetivo discutir e avaliar os procedimentos realizados pelo setor de saúde durante as emergências com produtos químicos e contou com público de aproximadamente 200 pessoas.

O programa técnico do Simpósio incluiu uma apresentação realizada pelo gerente do Setor de Operações de Emergência, Químico Edson Haddad, sobre o tema “Atuação da CETESB em Situações Críticas”. A palestra teve por finalidade apresentar o entendimento da agência ambiental a acidentes com produtos químicos, os aspectos ambientais envolvidos nessas ocorrências e a infra-estrutura disponível para realizar os atendimentos emergenciais.

No final do Simpósio foi realizado um exercício de atendimento a acidente químico, desenvolvido na Refinaria de Capuava da Petrobras. No primeiro exercício foi simulada a ruptura de uma linha de 14″ de GLP, seguido de incêndio e liberação de gases que intoxicaram 28 vítimas, sendo 2 delas fatais. O segundo exercício simulo um acidente com um caminhão-tanque afetado pela ruptura do duto, contendo hidrazina, uma substância tóxica e inflamável.

No exercício foram contemplados os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente das emergências químicas, cabendo a cada instituição desempenhar suas funções rotineiras nesses cenários. Aspectos de integração, coordenação e organização da resposta emergencial foram amplamente praticados.

O simulado, com duração de 1 hora, contou com a participação de diversas instituições, entre elas as indústrias que compõem o PAM – Plano de Auxílio Mútuo do Polo Petroquímico do ABC, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Santo André, Eletropaulo, CPTM, Suatrans e a CETESB por intermédio do Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Santo André.