Em função do crescente número de acidentes ambientais, envolvendo produtos químicos, que vêm ocorrendo no Estado do Mato Grosso, a FEMA – Fundação Estadual do Meio Ambiente, sediada em Cuiabá, firmou um contrato de consultoria técnica com a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, por intermédio do Setor de Operações de Emergência, para capacitação de técnicos no atendimento a essas ocorrências. O objetivo é de instalar uma central de atendimento a acidentes ambientais, semelhante à existente na sede da agência ambiental paulista.
Este é o motivo da ida à capital do Mato Grosso, neste domingo (28/11), dos técnicos Marco Antonio Lainha e Ânderson Pioli, do Setor de Operações de Emergência, onde permanecerão até o dia 30. A FEMA já aprovou a proposta do plano de trabalho feito pela CETESB, com as informações técnicas necessárias à criação de infra-estrutura humana, material e administrativa, para a implantação da central de atendimento de acidentes envolvendo produtos químicos.
Até o final de março de 2005 deverão estar concluídas as etapas previstas no plano de trabalho, como a elaboração e apresentações técnicas das versões preliminar e final dos procedimentos operacionais e realização de curso de capacitação para os funcionários daquela instituição.
À semelhança da central de atendimento instalada na CETESB, a da agência ambiental do Mato Grosso deverá atender a denúncias feitas por telefone em regime de funcionamento ininterrupto, com recursos humanos capacitados e equipamentos adequados para os atendimentos emergenciais.
Texto:
Mário Senaga
Fotos:
José Jorge