Entre os dias 24 e 27 de abril, dezesseis técnicos da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, participam do treinamento “Estágio de Adaptação ao Serviço de Resgate e Salvamento Terrestre para Técnicos da CETESB” ministrado e organizado pelo Corpo de Bombeiros a pedido do EIPE – Setor de Operações de Emergência. O treinamento é feito nas dependências do CEIB – Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, localizado no Município de Franco da Rocha.

Conforme Jorge Luiz Gouveia, gerente do EIPE, o objetivo do estágio é preparar, com mais esta qualificação, os técnicos dos setores envolvidos em trabalhos de campo no atendimento a acidentes e os integrantes do sistema de resposta ao atendimento às emergências químicas. “Está é a segunda turma que recebe treinamento e, ao término do curso, teremos toda a equipe preparada para atuar, quando necessário, no resgate e salvamento de vítimas de acidentes com produtos químicos”, informou Gouveia.

O treinamento, realizado por oficiais do Corpo de Bombeiros, aborda assuntos relacionados a organização, hierarquia, funcionamento do Sistema de Atendimento a Emergência com Produtos Químicos – AEPP, Segurança de Cena e Local de Ocorrência, Educação Institucional, Noções de Salvamento Terrestre, Animais Peçonhentos, Atendimentos em Locais Confinados e Equipamentos e Materiais de Salvamento utilizados pelos bombeiros.

A realização deste treinamento está no âmbito do Plano de Capacitação e formação Profissional Continuada da CETESB, sob coordenação executiva das analistas, Maria Teresa Thomé e Sonia Ritt Pereira, que atuam na área de capacitação da diretoria de Gestão Corporativa.