Técnicos da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental realizaram nesta sexta-feira (27/4) a apresentação do projeto “Levantamento e Definição de Dados Toxicológicos para Contaminantes Químicos Ambientais Relacionados à Saúde Humana a Serem Adotados pela CETESB em suas Ações Ambientais”.
O projeto, coordenado por Rúbia Kuno, gerente do setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental – EAMT, surgiu da necessidade de se estabelecer dados toxicológicos únicos, que considerem a diversidade de valores utilizados pelas diferentes áreas da companhia, que realizam avaliação de risco à saúde humana.

A consultora Maria de Fátima Pedrozo participou da apresentação abordando os temas: derivação e análise crítica dos dados toxicológicos adotados pelas diferentes agências; novo método de Avaliação de Risco Carcinogênico da USEPA; metodologia adotada para derivar os dados toxicológicos para Aldrin, Dieldrin e Endrin, a serem utilizados pela CETESB.

Iniciado em 2006, o projeto passou por várias etapas, que incluíram reuniões técnicas internas, contratações de consultores, treinamento, envio do documento para especialistas das principais universidades do país para chegar ao consenso dos dados e a apresentação interna, ocorrida na sexta-feira. A seguir, os técnicos farão a elaboração do documento final, que seguirá para a aprovação da Diretoria Plena da CETESB.

Texto
Cristina Olivette