A CETESB e a Agência Alemã de Cooperação Técnica – GTZ realizaram, nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo, o II Encontro de “Stakeholders” da Rede Latino-Americana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados – RELASC, que contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. O evento, reunindo técnicos que atuam na revitalização de áreas contaminadas em países da América Latina, resultou na definição da Declaração de Princípios da Rede e de suas Diretrizes.

O projeto conta com apoio financeiro da BMZ – órgão do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, através da GTZ. A proposta oficial para a formação da Rede foi consolidada no seminário internacional realizado na sede da CETESB em agosto de 2006, quando a agência ambiental paulista foi indicada para assumir a coordenação da formação da Rede.

Os trabalhos deste II Encontro foram coordenados pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli, e pelo gerente do Departamento de Tecnologia do Solo, Águas Subterrâneas e Resíduos Sólidos, Giuseppe Michelino. A RELASC tem como missão estimular a produção, disseminação e intercâmbio de conhecimentos e informações sistematizadas no âmbito da gestão e da revitalização de áreas contaminadas, assim como da prevenção da contaminação de solos e águas subterrâneas. As informações produzidas neste intercâmbio Latinoamericano formado pela Rede, serão utilizadas por órgãos públicos, empresas privadas, universidades, associações e ONGs.

Os “stakeholders” que participarão da Rede são profissionais ligados ao tema e que realizam trabalhos nas municipalidades, tomadores de decisão, planejadores urbanos, empreendedores, órgãos financiadores, órgãos reguladores federais, estaduais, municipais e universidades. Ao final do evento, os representantes do México, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai assinaram a ata do encontro.

Cada representante vai apresentar a Declaração de Princípios e as Diretrizes da RELASC para a consideração das autoridades ambientais de seu país

Texto
Cris Olivette (colaborou Valéria Duarte)