Um trabalho elaborado por técnicos das áreas de Gerenciamento de Riscos e Operações de Emergência da CETESB foi selecionado para concorrer ao Prêmio Mário Covas, na categoria “Atendimento ao Cidadão”. Dos onze trabalhos selecionados para essa categoria, apenas dois serão premiados em solenidade a se realizar ainda este ano.
O trabalho, denominado “Ferramenta para a Gestão da Qualidade no Atendimento às Emergências Químicas – Certificação ISO 9001:2000”, foi produzido por Edson Haddad, gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos, Jaqueline Sartori Nascimento, gerente do Setor de Qualidade Organizacional, e Jorge Luiz Nobre Gouveia e Anderson Pioli, respectivamente, gerente e técnico do Setor de Operações de Emergência, sob a coordenação da engenheira Angela de Campos Machado, gerente do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais.

A intenção dos autores foi mostrar que a certificação ISO 9001, obtida pelo Setor de Operações de Emergência em 2002, teve reflexos positivos na gestão do atendimento a acidentes com produtos químicos, promovendo o aperfeiçoamento das diversas formas de interação da CETESB com o público.

Segundo Haddad, 80% dos acionamentos provêm de instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Defesa Civil, prefeituras, indústrias, empresas de transportes e empresas prestadoras de serviço, enquanto os 20% restantes são efetuados diretamente pela comunidade.

Melhores práticas de gestão

O Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo, criado em 2004, é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Gestão Pública e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP. O objetivo da premiação é distinguir as melhores práticas de gestão e estimular a modernização da administração pública, valorizando o trabalho desenvolvido pelos servidores. Ao mesmo tempo, promove a divulgação desses trabalhos e possibilita a troca de experiências entre os vários setores do Estado.

A premiação envolve cinco categorias distintas: Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Tema Design de Hipermídia; Atendimento ao Cidadão; Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização; e Gestão de Recursos Humanos.

Texto
Newton Miura