Cerca de 3.000 litros de acetato de etila, produto químico inflamável e volátil, utilizado como solvente, vazaram do tanque de uma carreta bitrem, na Via Anchieta, altura do km 50 da Pista Norte, em Cubatão. O acidente ocorreu por volta das 12h00 de 02.02, quando um caminhão da Hipercon Terminais de Carga, de Santos, abalroou a carreta da Transportadora Dalçoquio, que carregava 36.000 litros do produto químico da Rhodia de Paulínia para a Ilha do Barnabé, no Guarujá.

Com a colisão, a válvula do tanque da carreta foi avariada, por onde o solvente começou a escorrer provocando a interdição da Pista Norte, que operava emergencialmente para descida, em função de obras na Pista Sul. Esta pista foi, então, liberada para o tráfego pela Polícia Rodoviária Estadual. Equipes da Agência Ambiental de Cubatão da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Cubatão e concessionária Ecovias tomaram as primeiras medidas emergenciais. Os bombeiros efetuaram a colocação de um batoque na boca da válvula para estancar o vazamento e lançaram espuma neutralizante sobre o produto derramado na pista e no sistema de drenagem de águas pluviais, além de colocar barreiras com mantas absorventes.

O produto vazado, depois de escorrer pelas canaletas de drenagem, atingiu um córrego no bairro Cota 200 acabando por chegar, cerca de 5 ou 6 quilômetros abaixo, ao Rio Cubatão, onde se dispersou, devido à grande vazão do rio. Por se tratar de produto extremamente volátil, com odor característico de solvente, sua presença foi sentida intensamente no córrego, onde os técnicos da CETESB fizeram coletas de amostras para análises de toxicidade e varredura de VOC – Compostos Orgânicos Voláteis.

Os cerca de 33 mil litros de acetato de etila que ainda se encontravam na carreta avariada foram transferidos para os tanques de um outro veículo e as mantas absorventes foram recolhidas em tambores. A operação de transbordo da carga do tanque se encerrou por volta das 19h00 de 02.02, possibilitando a liberação da Pista Norte para o trânsito.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
Rodrigo Lopes Ribeiro / Ag. Cetesb Cubatão