O vazamento de produtos químicos, classificados como inflamáveis e corrosivos, ocorrido, em 03.03, por volta das 17h40, no Porto de Santos, mobilizou uma equipe de técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB que orientou os trabalhos para neutralizar os impactos sobre o meio ambiente e a saúde da população.

Para técnicos do Setor de Operações de Emergência, que atenderam à ocorrência junto com a Agência Ambiental de Santos, o vazamento ocorreu em três contêineres metálicos, denominados “iso tanker”, dois dos quais contêm dimetilamina em solução, produto classificado como inflamável e corrosivo. O outro conteiner contém metilato de sódio em solução alcoólica, com as mesmas características.

Os contêineres encontravam-se no porão do navio cargueiro Rauten, de bandeira liberiana, ancorado no terminal 37, da Libra Terminais. Os tanques, que estavam sendo transportados para a Argentina, foram removidos para o convés da embarcação, onde estão sendo feitos reparos nas tampas de visitas superiores, por onde ocorreu o vazamento dos produtos.

Na manhã de 04.3, técnicos do Setor de Operações de Emergência realizaram medições na área em torno dos contêineres, não constatando riscos de explosões. O acidente mobilizou, também, equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos de Santos, Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP e outros órgãos.

Texto
Newton Miura
Fotografia
Setor de Operações de Emergência