Diversos especialistas vão se reunir está semana, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, situada na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., nº 345, em São Paulo, para discutir as ações desenvolvidas no país para o controle dos poluentes orgânicos persistentes, conhecidos como POPs, e que constituem foco de preocupação em todo o mundo.

Amanhã, terça-feira, 23.03, das 8h00 ao meio-dia, os especialistas se reunirão no Seminário Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs – A Atuação do Brasil (Ministério do Meio Ambiente e CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para avaliar os trabalhos desenvolvidos e as perspectivas para o futuro. A reunião vai contar com a participação da Dra. Sérgia Oliveira de Souza, do Ministério do Meio Ambiente, e de Lady Virginia Traldi Meneses, que coordena o Centro Regional da Convenção Estocolmo/CETESB.

O período da tarde, de 23.03, será reservado para o Seminário sobre o Projeto de Desenvolvimento de um Plano Nacional de Implementação no Brasil, que constitui o primeiro passo para a implementação da Convenção de Estocolmo no Brasil.

A Convenção de Estocolmo é um tratado internacional para a proteção da saúde humana e do meio ambiente contra os efeitos das substâncias químicas conhecidas como POPs. Os Centros Regionais tratam da implementação de ações como a prestação de assistência técnica aos países em desenvolvimento e aos países com economia em transição, constituindo-se em mecanismos de apoio para a capacitação e transferência de tecnologia. A CETESB é um dos oito centros regionais para a Convenção de Estocolmo.
Os POPs são compostos orgânicos que não se degradam no meio ambiente e são constituídos por pesticidas e outras substâncias químicas. Os mais conhecidos são o aldrin, cloridano, DDT, Mirex, PCBs (bifenila policlorada), dioxinas e furanos, que podem integrar a cadeia alimentar, com conseqüências para a saúde humana.

Durante a semana serão realizadas várias reuniões de trabalho, fechadas, para a discussão de pontos específicos dos programas implementados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente e do Centro Regional que apóia os países da América Latina e Caribe.

Estão previstas, também, visitas monitoradas na quinta-feira, 25.03, à tarde, e na sexta-feira, 26.03, de manhã, ao Laboratório de Dioxinas e Furanos. No dia 26.06, acontecerá, na sede da CETESB, a 26 Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Segurança Química- CONASQ.

Texto
Newton Miura
Foto
Divulgação