Aumentou o número de áreas contaminadas que foram reabilitadas para uso declarado no Estado de São Paulo. Após nove atualizações do Cadastro de Áreas Contaminadas que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB publicará no início de maio em sua página na Internet, das 2.904 áreas registradas, 110 passaram por um processo de reabilitação e já podem ser utilizadas. Outras 819 áreas, também já concluíram o trabalho de remediação e estão sendo monitoradas para reabilitação, o que totaliza 929 áreas que passaram por um processo de remediação.

Nas áreas classificadas como “contaminada”, que totalizam 1.397, representando 48% do total de áreas registradas, estão sendo implantadas ou em processo de implantação medidas de intervenção, como remediação, medidas de controle institucional ou de controle de engenharia. Estas áreas apresentaram acréscimo de 50% em relação ao último levantamento divulgado, enquanto, no geral, houve um aumento de 13% no número de áreas incluídas no cadastro desde novembro de 2008, quando foram identificadas 2.514 áreas. Tal fato denota maior agilidade no atendimento aos Procedimentos para Gerenciamento de Áreas Contaminadas adotado pela CETESB desde 2007. Os postos de combustíveis continuam liderando o ranking de áreas com problemas de contaminação, com o registro de 2.279 casos (79% do total), seguidos das atividades industriais com 382 (13%). O total de áreas registradas atribuída aos postos é resultado do trabalho de licenciamento ambiental exercido pela CETESB desde 2001 junto ao setor.

Os principais grupos de contaminantes encontrados nas áreas investigadas são os solventes aromáticos, combustíveis líquidos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), metais e solventes halogenados.

Texto
Renato Alonso
Foto
Divulgação