O aumento da diversificação, comercialização, utilização e transporte de produtos perigosos, assim como a divulgação cada vez mais frequente da ocorrência de vazamentos em postos de combustíveis, estimulando a busca de um maior conhecimento sobre esses produtos químicos e perigosos, motivou a Defesa Civil do Município de Limeira, no interior de São Paulo, a solicitar e promover, em 03.05, um curso de capacitação em emergências químicas, ministrado por especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

O químico Agnaldo Vasconcellos e o técnico ambiental Luciano de Oliveira Baptista, do Setor de Operações de Emergência da Companhia, foram os professores do curso, realizado durante todo o último dia 03.05, na sede da Defesa Civil de Limeira, na região central da cidade. Aproximadamente 25 alunos, entre funcionários da Defesa Civil, policiais municipais e agentes de trânsito, além de alguns técnicos de municípios vizinhos, estiveram presentes.

Agnaldo e Luciano, entre outros itens, explicaram como a CETESB atua nos episódios envolvendo emergências químicas e também o papel da Defesa Civil nesses casos, além da interação e trabalho conjunto que ambas as instituições realizam. Nesse sentido, explanaram sobre os equipamentos de proteção individual, os equipamentos portáteis de detecção de gases e as várias etapas dos atendimentos às emergências químicas, desde o acionamento, passando pela mitigação dos riscos e o detalhamento dos procedimentos para a contenção de vazamentos.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
Prefeitura de Limeira – Wagner Morente.