A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB instalou, em 16.06, a Câmara Ambiental do Setor de Energia, em solenidade realizada no Centro de Convenções do Novo Hotel Center Norte, na capital, durante o 7º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética.

Essa é a 16ª câmara instalada pela CETESB, com a finalidade de introduzir a variável ambiental nas políticas, planejamento e execução de projetos dos diversos setores produtivos no Estado, com o foco no desenvolvimento sustentável.

A nova câmara, que já tem sua primeira reunião técnica marcada para o próximo mês de julho, deverá debater, segundo Zoraide Senden Carnicel, gerente da Divisão de Coordenação das Câmaras Ambientais da CETESB, questões como licenciamento ambiental, compensação, áreas protegidas, logística de transporte de energia, ciclo de vida dos sistemas de energia, eficiência energética, emissões, produção de petróleo e gás, gestão de áreas contaminadas, radiações elétricas e magnéticas, mudanças climáticas, fontes renováveis e complementares de energia e matriz energética.

A Câmara Ambiental do Setor de Energia tem como presidente a diretora do Departamento de Energia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Nadia Taconelli Paterno, e como secretária-executiva a gerente do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental – DAIA da CETESB, Sílvia Romitelli.

Entre os representantes do sistema ambiental estadual na Câmara, participam ainda: pela CETESB, Antonio Luiz Lima de Queiroz e Antonio Vicente Novaes Junior, da Diretoria de Licenciamento e Gestão Ambiental; Mayla Fukushima e Flávio Miranda Ribeiro, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental; e Rodrigo Cunha, da Presidência; e, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, Casemiro Tércio Carvalho, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, e Neide Araújo, da Coordenadoria de Biodiversidade.

A instalação da Câmara foi formalizada, na solenidade, com as assinaturas do presidente da CETESB, Fernando Rei, do representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Oswaldo Lucon, e da presidente e da secretária-executiva da câmara de Energia. Ainda compôs a mesa de autoridades na cerimônia o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia – ABESCO, organizadora do 7º Congresso de Eficiência Energética, José Starosta.

Fernando Rei destacou a importância da criação da câmara lembrando as dificuldades históricas de diálogo e convergência entre as áreas de meio ambiente e de energia, dando como exemplo o fato de a Agenda 21 não ter um único capítulo referente à energia, no que diz respeito à questão da sustentabilidade – a Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência mundial Eco-92, no Rio de Janeiro, se constituindo em um documento de comprometimento geral na busca de soluções para os problemas sócio-ambientais, contendo seus temas fundamentais em 40 capítulos.

Segundo o dirigente, agora, através do diálogo franco e produtivo, por meio da câmara ambiental, os representantes desses setores “deverão concretizar um modelo de entendimento, visando o desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo”.

A presidente da Câmara e representante da FIESP recordou que a instalação da Câmara de Energia vinha sendo objeto de reivindicação pelo setor energético no Estado, porém concretizada agora após um necessário período de planejamento e estruturação.

Por sua vez, a secretária-executiva da nova câmara, Sílvia Romitelli, disse que, ao longo dos anos, os técnicos do sistema ambiental estadual têm aprendido, junto com os profissionais do setor energético, a fazer as avaliações dos impactos ambientais envolvidos.

“Fizemos juntos projetos de mitigações de impactos ambientais, alguns reconhecidos internacionalmente, como o projeto de conservação do cervo-do-pantanal”, citou, lembrando ainda de uma fase posterior de evolução do licenciamento ambiental com os processos das termelétricas.

“Temos vários desafios pela frente, a Câmara Ambiental é muito bem-vinda.”, finalizou, expressando a positiva expectativa pela criação do fórum.

Texto
Mário Senaga