Os dados referentes à emissão de cada empresa encontram-se disponíveis, a partir de hoje, no Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa do país, acessível pelo endereço eletrônico www.fgv.br/ces/registro. O registro e a metodologia adotada para realizar os inventários são ações do Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vergas (GVces), que na terça-feira (22/6), realizou em São Paulo seu evento anual do programa brasileiro, com a presença de lideranças nacionais e internacionais dos setores privado e público, bem como especialistas no tema das mudanças climáticas. O presidente da CETESB, Fernando Rei, foi um dos participantes da mesa de abertura, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira.

Em 2009, 35 empresas brasileiras de grande porte fizeram seus inventários de emissão de gases de efeito estufa, para determinar quais setores emitem mais gases causadores do aquecimento global e como reduzir essas emissões. Somadas, as emissões diretas desse grupo representam quase 89 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente.

“Quantificar os gases que cada companhia emite, saber quais os setores que mais emitem e fazer a gestão adequada das emissões de gases estufa colocam o Brasil entre os países que buscam se adaptar às mudanças climáticas e mitigar seus efeitos por meio da economia de baixo carbono, que será a tônica do mercado do século XXI”, observou Rachel Bidermann, coordenadora adjunta do GVces.

As empresas do setor de transformação respondem pela maior parte das emissões das companhias inventariadas (89%), seguidas pelo setor de mineração (10%). Saneamento, energia, agrícola, serviços financeiros e
serviços públicos somam 1% dessas emissões. No setor de transformação, petroquímica e combustíveis são as indústrias que mais emitiram. A mineração de não metálicos ficou em segundo lugar e metalurgia em terceiro.

Com dois anos de atuação no país, o Programa GHG Protocol reúne 60 grandes empresas. Até o ano que vem, todas essas empresas deverão publicar seus inventários no Registro Público lançado ontem.

Texto
Renato Alonso/Assessoria de Imprensa
Fotografia
Carolina Mafra