Um caminhão bitrem da Videira Transportes Rodoviários, com uma carga de 40 toneladas de ácido sulfúrico, trafegando em velocidade incompatível com o trecho em que se encontrava, tombou em uma rotatória na Rodovia Dr. Plácido Rocha (SP-541), na altura do km 50, no Município de Valparaíso, na tarde do último domingo, 20.06, provocando o derramamento de cerca de 35 toneladas do produto.

Os técnicos Bento Fernando Pacheco e Allan Ferreira, da Agência Ambiental de Araçatuba, da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, foram acionados por volta das 18h00. Juntamente com funcionários de uma empresa especializada em atendimentos a emergências químicas, contratada pela seguradora da transportadora, tomaram as primeiras medidas aplicando cerca de 13 toneladas de cal hidratada para neutralizar o ácido derramado sobre a pista e o solo nas proximidades.

No final da tarde de segunda-feira (21), a equipe do Setor de Operações de Emergência, da CETESB, também chegou ao local para orientar as ações de recolhimento dos resíduos misturados com terra e vegetação, que foram dispostos provisoriamente em um terreno, devendo seguir para disposição final em local aprovado pela CETESB.

A carga, procedente da Bunge, de Araxá, Minas Gerais, tinha como destino a empresa AjinoMoto, em Valparaíso. O ácido sulfúrico, que, entre outras aplicações, é utilizado na fabricação de fertilizantes, quando reage com a água libera calor formando uma névoa que causa irritação aos olhos, nariz e garganta, causando tosse, dificuldade respiratória ou perda de consciência se inalado. Em forma líquida, o ácido sulfúrico pode causar queimaduras. No acidente, o motorista José Luiz, 29 anos, foi lançado para fora da cabine entrando em contato com o ácido líquido, sofrendo fortes queimaduras.

Texto
Cristiane Pappi
Fotografia
Setor de Operações de Emergência