Aconteceu nesta segunda-feira, 02.08, o primeiro curso “A Vegetação no Estado de São Paulo: processos de sucessão”, dirigido a funcionários da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. O curso, cuja parte teórica foi ministrada, durante todo o dia, no auditório Augusto Ruschi, terá aula prática, em campo, a ser desenvolvida no sábado, 07.08, na Baixada Santista e Interior.

Dividido em três turmas, o curso promovido pela Divisão de Gestão do Conhecimento (TDG) e pelo Setor de Desenvolvimento e Pesquisa (TDGD), tem como coordenador o professor Eduardo Luís Martins Catharino, do Instituto de Botânica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e como palestrante o professor da USP Leste, Waldir Mantovani, Mestre e Doutor em Ecologia.

Na palestra, os funcionários recebem diversos conhecimentos sobre o conjunto de espécies existentes em cada região, suas mudanças estruturais, mudanças de fluxos de energia e nutrientes e os condicionantes de cada tipo de florestas. Nas visitas de campo, os alunos conhecem a vegetação da Baixada Santista, percorrendo o alto da Serra, e também o interior de São Paulo.

A segunda e terceira turma de funcionários da CETESB no curso terão aulas teóricas nos dias 05/08 e 20/08, também no Augusto Ruschi, e as visitas práticas, respectivamente, nos dias 14/08 e 21/08.

Texto
Cristiane Pappi
Fotografia
José Jorge