A coordenadora da Divisão de Programas Internacionais de Cooperação e Divulgação, órgão ligado ao Departamento de Estado, dos Estados Unidos, Dawn McCall, recentemente indicada pelo presidente Barack Obama, está realizando a sua primeira viagem à América Latina para avaliar as possibilidade de parcerias com instituições de vários países, especialmente na área de mudanças climáticas.

McCall veio a São Paulo exclusivamente para conhecer a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, onde foi recebida, em 27.08, pela diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental, Ana Cristina Pasini da Costa, que fez uma exposição sobre a estrutura e a forma de atuação da agência ambiental paulista.

A visitante estava acompanhada da coordenadora-adjunta da Divisão de Programas Internacionais de Cooperação e Divulgação, Catherine Jarvis, e do adido cultural e do assessor cultural da Consulado Geral dos Estados Unidos, em São Paulo, respectivamente, Scott Whitmore e Cezar Borsa. Segundo Borsa, trata-se de “uma visita de prospecção visando o estabelecimento de ações de cooperação futura entre os dois países”.

Durante o encontro, Oswaldo dos Santos Lucón, do gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, e Flavio de Miranda Ribeiro, gerente da Divisão de Sustentabilidade e Questões Globais, da CETESB, deram explicações sobre as ações desenvolvidas nas áreas de mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa e outras, abordando questões como a frota de veículos no Estado de São Paulo. Rosi Molina e Luísa Helena Lahud Soubihe, do Departamento de Cooperação Internacional da CETESB, também participaram da reunião.

Texto
Newton Miura
Fotografia
Pedro Calado