A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB acompanhou, durante a tarde de 12.09, na cidade de Campinas, interior do Estado, as ações emergenciais, coordenadas pela Defesa Civil do município, envolvendo o vazamento de cerca de 30 mil litros de glicerina residual de um tanque da Extrat Ind. Com. e Reciclagem de Óleos Ltda., localizada na Rua Elton César, n º 736, no bairro industrial Amarais.

A Defesa Civil acionou a Agência Ambiental de Campinas da CETESB, em 12.09, por volta das 12h30. Conforme apurou o técnico de plantão da agência, que se dirigiu imediatamente ao local da ocorrência, a empresa não tem licença ambiental de operação e está desativada, isto é, apenas estaria realizando operações de transferência de subprodutos de refino de óleo de cozinha anteriormente estocados – a glicerina é um desses compostos.

Na área da empresa existem dois tanques de armazenagem de glicerina residual com capacidade de 50 mil litros cada um. Um deles teria se rompido, o que provocou o vazamento de cerca de 30 mil litros – o restante do produto foi contido em ação do Corpo de Bombeiros. Cerca de 10 mil litros ficaram no interior da fábrica e os restantes 20 mil litros atingiram a Rua Elton César, por cerca de 100 metros. Embora os bombeiros tenham improvisado diques de terra para conter o produto vazado na rua, um pequeno volume, não estimado, chegou a escoar por dois bueiros, que através de redes de águas pluviais poderiam atingir o córrego Quilombo, contribuinte do Rio Piracicaba.

Em função do fato, o técnico da CETESB procurou verificar possíveis impactos ambientais no córrego, chegando a investigar até um ponto localizado embaixo da ponte da Rodovia Dom Pedro I, que passa por cima do córrego, a cerca de 1 quilômetro da empresa, não tendo constatado maiores danos ambientais. Por precaução, o órgão municipal de trânsito, juntamente com a Defesa Civil, havia interditado o trânsito na Rua Elton César, medida mantida até o momento.

A Agência de Campinas não conseguiu ainda localizar os responsáveis pela empresa, para exigir, entre outras providências, o recolhimento dos resíduos do vazamento e sua destinação para local adequado e licenciado pela CETESB.

Ao final das operações emergenciais a CETESB deverá concluir um relatório técnico sobre a ocorrência.

Mário Senaga
João Henrique Castanho de Campos