“Qualidade de vida”, “renovação”, “crescimento”, “excelência”, “a Nº1”, “o show vai começar”, “olhando para o futuro”, “está na hora!”. Essas palavras-chave e expressões, entre outras, ilustradas por fotos e imagens de pessoas, crianças, animais, flores, árvores, praias, cidades e o planeta Terra compõem as colagens fixadas em painéis de papel “kraft”, na exposição que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, das 8h00 às 17h00, no hall do Anfiteatro “Augusto Ruschi” tendo por tema as expectativas dos funcionários das agências ambientais sobre o futuro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

A mostra é resultado de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Planejamento Estratégico da Companhia junto às agências ambientais em todo o estado, no período de abril de 2009 a maio de 2010, que teve por objetivo identificar os principais problemas ambientais de cada região, as metas de qualidade ambiental que cada agência busca atingir e os entraves operacionais enfrentados no cotidiano das equipes.

Em uma dinâmica que acontecia durante os três dias de reunião, uma das perguntas que era dirigida aos funcionários era referente às expectativas acerca do futuro da CETESB. As respostas, então, expressas através de colagens, foram utilizadas na produção dos painéis, divididos por grupos de duas ou três agências ambientais cada, que visaram ilustrar a disposição e o estado de espírito das equipes envolvidas.

Conforme frisou o presidente da CETESB, Fernando Rei, presente à inauguração da mostra, a Companhia “construiu uma identidade muito pouco democrática nestes últimos 40 anos” e, como sinal de mudança de postura, a exposição dos painéis se mostrou uma forma apropriada de compartilhar as respostas encontradas, expondo de maneira clara e direta as expectativas e anseios dos funcionários.

“O exemplo maior de espontaneidade é esta exposição”, ressaltou. Rei, que chamou a atenção para uma das colagens que mostrava a foto de um avião decolando e a frase “voar mais alto e mais longe”. Para o presidente, as imagens falam por si e afastam dúvidas sobre se os integrantes das agências ambientais querem as mudanças iniciadas há dois anos na Companhia: “As imagens mostram que querem e que ela será boa”.

Já o diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da CETESB, Marcelo Minelli, lembrou que vinha acompanhando a evolução das discussões e dos resultados das dinâmicas e, ao rever o conjunto dos painéis montados na exposição, reconheceu que poderia ter sugerido uma mostra em ordem cronológica, para evidenciar sua constatação de que “as incertezas do início deram lugar às esperanças e convicções de mudanças necessárias e importantes”. Utilizando como referência a expressão “Muitas batatas para descascar”, de uma das primeiras colagens produzidas, ele destacou a manifestação registrada mais recentemente que se traduz pela “busca maior da excelência”, para atestar a mudança de expectativas.

Finalmente, o gerente da Divisão de Desenvolvimento e Planejamento, João Ricardo Guimarães Caetano, que foi um dos principais responsáveis pelo trabalho e a coordenação da equipe de moderadores que visitou todas as agências ambientais, recordou que a repercussão de toda a discussão e contribuições dadas pelo conjunto dos funcionários das unidades regionais tem que necessariamente resultar na melhoria da qualidade ambiental no Estado de São Paulo, que é o objetivo maior do planejamento estratégico da Companhia que vem sendo realizado.

Na continuidade dos trabalhos, os funcionários do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental, serão chamados a também expressarem suas expectativas.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
José Jorge