A Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB promoveu, nos dias 23 e 24.09, no Anfiteatro Augusto Ruschi, em São Paulo, o curso “Inventário de Gases de Efeito Estufa: Sustentabilidade Corporativa e Pública”. Em sua segunda edição, com uma primeira turma em 2009, desta vez com um público-alvo focado em representantes de consultorias ambientais e de empresas do setor privado, assim como de órgãos públicos, inclusive de outros estados, como Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais, num total de 80 participantes.

Conforme Josilene Ferrer, gerente do Setor de Clima e Energia da CETESB e também uma das responsáveis pela coordenação técnica do curso – a coordenação executiva foi do Setor de Cursos e Capacitação -, o objetivo foi disseminar aos presentes “a cultura do inventário de Gases de Efeito Estufa – GEE, estimulando à efetivação voluntária do registro público das emissões, e aprofundar o conhecimento disponível sobre o inventário no Estado de São Paulo”.

Josilene explicou que a realização do curso se dá no âmbito dos trabalhos coordenados pela CETESB, a fim de cumprir as diretrizes da Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecidas pela Lei 13.798/2009, com metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, de 20% abaixo dos níveis de 2005. Desde 2009, a CETESB promove reuniões de coordenação do Inventário Estadual de GEE, que está em fase de conclusão e deverá ser submetido em consulta pública até o mês de outubro próximo, com finalização em novembro.

Desta forma, o programa do curso procurou abordar aspectos gerais e específicos do inventário, inclusive com exercícios práticos, com o passo a passo para a produção do documento e orientações para delimitar os escopos das emissões, e até mesmo os financiamentos disponíveis pela Nossa Caixa Desenvolvimento e Caixa Econômica Federal, como destacou outro coordenador técnico do curso, João Wagner Alves, assessor da Presidência da CETESB.

O que agradou bastante o consultor ambiental e diretor da Mar Assessoria Ambiental e Internacional, com sede em Florianópolis, Roulien Paiva Vieira, que junto com outro representante da empresa veio participar do curso visando uma reciclagem sobre o assunto e conhecer “o que está sendo abordado na atual visão do mercado com relação ao inventário, incluindo a dos órgãos ambientais deliberativos, como a CETESB”. Ele disse que o encontro correspondeu às suas expectativas e lhe proporcionou variadas visões do tema, com destaque para o ponto de vista técnico e científico.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
José Jorge