Transmitir orientações para elaboração dos itens que compõem um Plano de Ação Comunitária, para os casos de reclamações da população, além de repassar informações sobre as ações de controle da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e as tecnologias de controle de poluição do ar e de tratamento de efluentes, e, ainda, prestar esclarecimentos sobre o Plano de Melhoria Ambiental, dentro do contexto do licenciamento ambiental. Esses foram os objetivos dos cursos que a Câmara Ambiental do Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria e a CETESB promoveram, em 20 e 21.10, na sede da Associação Paulista de Avicultura, na capital.

Apesar dos avanços no controle da poluição gerada pelo setor, a CETESB ainda recebe muitas reclamações da população, principalmente em função da emissão de odores desagradáveis e incômodos, que pioram no caso de estabelecimentos menores e localizados muito próximos de residências. Esses odores são provenientes da ausência ou mau funcionamento dos sistemas de tratamento de efluentes ou de controle de poluentes atmosféricos, ou dos processos industriais, como consequência, entre outros, do manuseio de materiais altamente putrescíveis, em atividades como o abate e a desossa da carcaça de bovinos, suínos e aves, separação de suas carnes e vísceras, e processamento de ossos e gorduras. Por outro lado, os representantes das indústrias têm procurado a CETESB na busca de soluções.

A Câmara Ambiental do Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria nasceu justamente da iniciativa do Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal – Sincobesp, quando, em agosto de 2007, seus representantes procuraram a CETESB com a preocupação de discutir problemas ambientais que envolvem o ramo, em especial a dificuldade específica do período de final de ano em relação à emissão de substâncias odoríferas, com o aumento de geração de matéria-prima processada.

Assim, os cursos “Controle da Poluição do Ar no Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria” e “Tratamento de Efluentes Líquidos no Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria”, ministrados em dois dias em São Paulo, com apoio da Divisão de Gestão do Conhecimento e da Divisão de Coordenação das Câmaras Ambientais, da CETESB, reunindo técnicos das agências ambientais da CETESB e do setor produtivo, procuraram passar uma orientação geral dos principais problemas enfrentados atualmente pelo setor e as soluções mais satisfatórias e eficazes para as problemáticas apresentadas e discutidas.

Para isso, sob a coordenação técnica do engenheiro Armando Brandini, da Agência Ambiental de Jundiaí e secretário da Câmara Ambiental do setor, e a coordenação executiva de Ligia Levy, do Setor de Desenvolvimento e Pesquisa da CETESB, foram convidados para participar do curso como docentes a Dra. Renata Castanho, especialista em Direito Ambiental, Sérgio Rancevas, engenheiro da CETESB e especialista de Engenharia e Saúde Ambiental, André Gunther Berg, engenheiro mecânico e consultor no setor de graxarias, e Péricles Rodrigues Silva, também engenheiro especialista no setor de graxarias, além do próprio Brandini.

O presidente da Câmara Ambiental do setor, Gustavo Razzo Neto, e a gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento da CETESB, Tânia Gasi, participaram da abertura do evento. Tânia destacou a importância do treinamento afirmando que “conhecimento e cooperação são ingredientes indispensáveis na busca de soluções aos inúmeros problemas ambientais enfrentados pela CETESB. Esses cursos congregam os melhores esforços de unidades da CETESB, no âmbito das respectivas atribuições, e do setor produtivo. Como resultado, espera-se um aprimoramento da capacidade técnica e uma profícua troca de experiências”.

A gerente da Divisão de Coordenação das Câmaras Ambientais, Zoraide Senden, também enfatizou a iniciativa. “A Coordenação das Câmaras Ambientais tem incentivado a prática de realização de capacitação de recursos humanos nos temas relativos à gestão ambiental, atribuição essa prevista no Regimento Interno das Câmaras Ambientais do Estado de São Paulo. Essa é a terceira Câmara Ambiental promovendo treinamento em parceria com a Divisão de Gestão do Conhecimento da CETESB, sendo que a experiência obtida nas Câmaras dos Setores Sucroalcooleiro e de Derivados e Comércio de Petróleo foi muito gratificante. Esperamos que as demais Câmaras se motivem a venham a somar nesse processo de crescimento e interação da nova CETESB”, disse.

Uma segunda turma será formada para os mesmos cursos, a serem realizados nos dias 27 e 28.10 próximos, em São José do Rio Preto, no Auditório do DER, localizado junto à Agência Ambiental de São José do Rio Preto – Av. Mário Andreazza, s/nº -, das 8h30 às 17h30. A inscrição é gratuita e maiores informações podem ser obtidas com o Setor de Desenvolvimento e Pesquisa da CETESB, cujo e-mail é o tdgd@cetesbnet.sp.gov.br e o telefone, 11.3133-4117. O público – alvo são profissionais de nível médio/técnico ou superior com conhecimento básico do setor produtivo de Abate, Frigorífico e Graxaria, consultores ligados às entidades de representação do Setor e técnicos da CETESB.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
José Jorge