“Estamos de portas abertas!” Com essa declaração, o gerente da Agência Ambiental de Presidente Prudente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Luiz Takashi Tanaka, convidou as pessoas presentes ao evento de inauguração oficial das novas instalações da agência, em 28.10, a conhecerem a sede regional, que está localizada à Rua João Gonçalves Foz, 1.738 – Jardim das Rosas -, em terreno compartilhado com a unidade de serviços e obras de Presidente Prudente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE.

O descerramento da placa inaugural contou com as presenças, entre outros, do presidente da CETESB, Fernando Rei, do diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Companhia, Marcelo Minelli, do prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, e de outros chefes de executivos municipais e autoridades da região, além de representantes da Polícia Militar Ambiental, do DAEE, da Companhia de Saneamento Básico – SABESP, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, do Ministério Público, de empresários, de ambientalistas, de jornalistas e de diversos gerentes e funcionários de agências da CETESB na região do oeste paulista.

No âmbito dos preparativos visando atender a Lei Estadual 13.542, de 08 de maio de 2009, que reestruturou a CETESB e lhe conferiu novas atribuições no processo de licenciamento ambiental, ao incorporar as atividades exercidas pelos antigos Departamentos Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN, de Uso do Solo Metropolitano – DUSM, e de Avaliação de Impacto Ambiental – DAIA, a Agência de Presidente Prudente teve, em abril de 2008, a unificação prévia das atividades da CETESB e do DEPRN, em um único local, localizado no Jardim Marupiara.

Posteriormente, em fevereiro de 2010, a agência unificada iniciou a mudança de sua sede para o local atualmente instalado, cedido pela Prefeitura e contando com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, consolidando a instalação recentemente, em área construída de 402,50 metros quadrados, com amplas salas, espaço reversível para cursos e eventos, e estacionamento.
Lembrando que a data coincidia com a comemoração do “Dia do Funcionário Público”, Fernando Rei aproveitou para enfatizar a importância do aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelos técnicos da CETESB, que goza de grande prestígio e respeito inclusive em nível mundial.

Temos que aperfeiçoar e garantir presteza e agilidade para os usuários dos serviços prestados pela CETESB”, afirmou. Com relação ao fato de a agência ambiental estar instalada num mesmo terreno, ao lado da unidade do DAEE, o dirigente expressou suas expectativas positivas com relação à integração com os serviços de outorga de água, facilitando ainda mais a vida dos cidadãos na região. Por fim, o presidente voltou a estimular as prefeituras a buscarem e assumirem o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, a exemplo de cerca de 50 municípios paulistas que já assinaram convênios de municipalização do licenciamento.

Por sua vez, o diretor Marcelo Minelli elogiou as novas instalações do escritório regional e recordou que a Companhia está presente em Presidente Prudente há 32 anos, desde 1978, sendo esta a primeira vez que a agência ambiental local se instala em sede própria. “Estamos entregando uma Agência mais estruturada e confortável, objetivando prestar melhores serviços à população”, disse, opinando que a sociedade evoluiu e entendeu a importância dos cuidados necessários com o meio ambiente ao seu redor: “Esse movimento é irreversível, consolidado”.

O engenheiro químico Luiz Takashi Tanaka, funcionário da Companhia desde 1976, trabalhando em Prudente desde 1988 e gerente da agência desde junho de 2009, visivelmente emocionado fez questão de agradecer a todos e afirmou que a instalação em sede própria era um sonho de todos os funcionários, que se concretizou. “Com a unificação, há uma grande agilidade nos processos de licenciamento ambiental. Estamos de portas abertas, para recebermos a população e prestarmos de maneira cada vez melhor os nossos serviços”, concluiu. Ele informou que a agência de Prudente conta com 15 funcionários e atende 20 municípios.

Por fim, o prefeito Milton Carlos de Mello declarou sua satisfação com a concretização da instalação da agência ambiental. “Para nós de Presidente Prudente e região é uma homenagem muito significativa essa instalação, que nasceu da parceria entre a CETESB e os municípios, para viabilizar o projeto de unificação do licenciamento. Temos certeza que esse benefício vai se traduzir na diminuição dos trâmites burocráticos e melhorar muito a prestação dos serviços necessários à população.”, finalizou.

Mário Senaga
Pedro Calado