A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB colocou para consulta pública os primeiros relatórios setoriais que formarão o 1º Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo. Elaborado por uma rede composta por instituições especializadas nos setores inventariados e diversos especialistas, sob coordenação da CETESB, o documento é resultado de uma iniciativa inédita no Brasil de elaboração de um amplo e detalhado diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa do Estado de São Paulo no período de 1990 à 2008.

Instituído pela Política Estadual de Mudanças Climáticas e desenvolvido com apoio da Embaixada Britânica, o Inventário Estadual adota o mesmo método recomendado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) para a elaboração de inventários nacionais, com adaptações para adequá-lo às condições objetivas de um governo estadual. Seguindo a classificação utilizada pelo IPCC, o Inventário foi classificado em cinco grandes setores, de acordo com a origem das emissões: energia; processos industriais; uso da terra, mudança no uso da terra e florestas; agropecuária e resíduos. A sua divulgação está prevista para o final de novembro.

Os primeiros relatórios de referência, com dados de emissão nos setores de transporte aéreo e ferroviário, alimentos e bebidas, combustão, papel e celulose, cultivo de arroz e da área de resíduos, podem ser consultados pela internet.

Os registros apresentam o método empregado nas estimativas de cada setor, as premissas, os dados utilizados e sintetizam os resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos pelas instituições parceiras. Ao todo, deverão ser produzidos cerca de 20 relatórios setoriais.

Espera-se com isso que especialistas no tema contribuam com correções, críticas, observações pertinentes e sugestões de aprimoramento, que serão recebidas pela coordenação do projeto, analisadas e incorporadas aos trabalhos finais com vistas à obtenção de um documento final de boa qualidade e transparente que oriente corretamente as ações políticas e técnicas conduzidas para os fins da Política Climática de São Paulo.

Texto : Renato Alonso
Fotografia – José Jorge