Com 40 horas de duração, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB realizou o curso “Coleta e Preservação de Amostras de Água e Sedimento”, atendendo primeiramente a um grupo de 24 alunos de diversas instituições brasileiras e dois representantes do Uruguai. Em seguida, ministrou o mesmo conteúdo para 34 funcionários da própria empresa.
As atividades foram ministradas no período de 18 a 22 de outubro para o público externo e no dia 25 a 29 para o público interno, sob a coordenação técnica do biólogo Carlos Jesus Brandão e do tecnólogo Venício Pedro Ribeiro, do Setor de Amostragem, e coordenação executiva de Irene Rosa Sabiá e Célia Buani, do Setor de Cursos e Capacitação.
O programa do curso desenvolveu em sala de aula matérias como parâmetros hidrobiológicos, microbiológicos e físico-químicos, passando por aspectos como controle de qualidade da amostragem, seleção de locais de amostragem, organização e execução do trabalho de campo, materiais e equipamentos, metodologias de coleta em estações de tratamento de água, poços, rios, represas e em ambientes marinhos e estuarinos, além de calibração, utilização de equipamentos e preparação de fracos, reagentes e instrumentos de medição para uso em campo.
Aulas práticas foram ministradas em vários locais como a Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia e na Represa do Guarapiranga, mostrando como utilizar os equipamentos, como efetuar a coleta e preservar as amostras de água, biota aquática e sedimento.
Além dos alunos do Uruguai, o curso contou com a participação de representantes de empresas privadas e de órgãos públicos ambientais de vários Estados.
Texto: Newton Miura.
Fotografia: José Jorge