A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB está participando de mais uma edição da Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade – FIMAI, que este ano acontece no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na Zona Norte da Capital. A diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da CETESB, Ana Cristina Pasini da Costa, representando o presidente Fernando Rei, esteve presente, em 09.11, à solenidade de abertura oficial do evento, que termina em 11.11.

Ana Cristina foi recepcionada pelo diretor executivo da FIMAI, Julio Tocalino Neto, e por outras autoridades presentes, como o vereador Gilberto Natalini, e representantes dos setores industriais, como o diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Nelson Pereira dos Reis, o diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, Eduardo San Martin, e Ferdinando Fiore, do Instituto Italiano para o Comércio Exterior – ICE. Ana Cristina Pasini participou do corte simbólico da fita de inauguração e conheceu os trabalhos expostos na XII FIMAI.

Em um dos principais pontos do Pavilhão Azul, próximo à entrada da Feira Internacional, em uma área de 90 metros quadrados, a diretora teve oportunidade de visitar o estande da CETESB, que entre outras atrações para o público expõe o caminhão utilizado nos atendimentos de emergências químicas em campo e o laboratório-móvel de análises de água, com todos os equipamentos utilizados para monitoramentos e avaliações. O espaço também exibe informações “online” em uma tela dos dados colhidos pela rede de monitoramento automático de qualidade de água no Alto e Médio Tietê, painel com o mapa da balneabilidade das praias paulistas, vários “banners” com informações e pesquisas ambientais, incluindo cursos e treinamentos oferecidos pela CETESB, além da distribuição de folhetos e materiais institucionais da Companhia.

A diretora destacou a importância da XII FIMAI e da participação da Companhia na Feira Internacional afirmando que “o evento é uma oportunidade excelente de atualização do que há disponível de tecnologia ambiental no mercado e, nesse caso, serve também para ajudar a CETESB a cobrar as melhorias tecnológicas necessárias das empresas para o controle da poluição. Nosso estande divulga nossos trabalhos e mostra que temos muito conhecimento para passar tanto ao mercado em geral como a outros países que estão participando da feira. Essa troca de experiências e informações é extremamente importante”.

Texto: Mário Senaga
Fotografia: José Jorge